sábado, 29 de setembro de 2012



29 de setembro de 2012 | N° 17207
PAULO SANT’ANA

Chovem condenações

Eu não esperava, eu era cético, mas estou errando em minhas previsões sobre se iria haver muitas condenações no julgamento do mensalão.

Já estão definitivamente condenados vários réus, com votos de seis ministros do Supremo, quase todos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mas as três grandes estrelas entre os réus do mensalão, Delúbio Soares, o então tesoureiro do PT, o ex-deputado federal José Genoino, então presidente do PT, e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, ainda não foram julgadas.

Toda a grande atenção sobre o julgamento será concentrada sobre esses três nomes destacados do PT de então.

Delúbio Soares será certamente condenado. Ele é réu confesso e indicava os parlamentares de diversos partidos que tinham de ser subornados para votar favoravelmente nos projetos do governo.

Mas certamente haverá votos divergentes entre os ministros do Supremo sobre a sorte de José Genoino e José Dirceu.

Não há prova material alguma contra José Dirceu, embora sejam exuberantes as provas testemunhais incriminadoras do ex-ministro.

Nesse julgamento é que se consagrará, ou não, a tese de que as provas testemunhais são suficientes para uma condenação. Esse será o grande vetor de atração do julgamento.

Vão sair faíscas.

Outra curiosidade sobre o julgamento é se os réus que já estão condenados e os que vierem também a sê-lo cumprirão pena de prisão privativa da liberdade ou serão brindados com benefícios penais que lhes proporcionem cumprir as penas soltos.

Os fatos que marcaram o mensalão foram tão graves, que vários setores da imprensa especulam que a pena de Marcos Valério, o publicitário que distribuiu o dinheiro público aos mensaleiros, quase sempre por indicação de Delúbio Soares, receberá pena superior a cem anos de prisão.

Credo em cruz, como se atolou nesses processo o Marcos Valério, que recentemente declarou que o dinheiro público que foi movimentado nas operações de suborno somava R$ 350 milhões, quantia que foi calculada em sete vezes menor no desenvolvimento do inquérito e do processo.

Não há dúvida de que o mensalão se tornará o mais propalado processo penal de toda a história brasileira.

Tanto pelas mais de três dezenas de réus, quanto pela repercussão de que foi cercado em face de o cenário do processo ter girado em torno de esferas importantes da República.

E, quanto aos que receavam que o transcurso do julgamento poderia influenciar o resultado das eleições do próximo dia 7 de outubro, com muita gente tendo tentado adiar o julgamento por esse motivo, vários réus já foram condenados, faltando só saber-se quais penas receberão, mas não se nota nenhuma influência do julgamento na campanha eleitoral.

Os fatos e sua repercussão podem ter alguma influência, mas o julgamento, nenhuma.