quarta-feira, 25 de dezembro de 2013


24/12/2013 e 25/12/2013 | N° 17654
ARTIGOS - Carlos Alberto Barcellos*

Presentes de Natal

Transforme a esperança num sorriso de retorno para casa. Se você saiu para celebrar com amigos, justo é abrir a porta de casa e correr para o abraço de todos os que o amam. Imagine que sua casa seja uma espécie de Gruta de Belém. Você levará presentes acalentado pelo sonho de que ainda há muitos Natais para serem celebrados.

A estrada é apenas um caminho que o levará para celebrar a saudade das pessoas que você não vê ou toca há algum tempo. Os carros são os facilitadores para diminuir a distância de um lugar para outro. O ponto de chegada é o desejo de que o Natal está próximo.

Na bagagem, lembranças e afagos. Afinal, precisamos lembrar de cada detalhe de cada pessoa amada. Vital, porém, é chegar ao lugar tão esperado. Abraço de pais, sorriso de manos, namorada e namorado, amigos e amigas, tanta festa para pulsar. Contar histórias guardadas na lembrança do coração. Chegar para contar.

Aceitar o limite do trânsito, dirigir com cuidado, cinto de segurança, uma bela trilha musical e lá vamos nós para nosso Natal e a espera de 2014, que será um novo tempo. Queira isto. Sonhe com isto. Multiplique esta ideia. O bem contamina.

Vamos mudar o cenário. Já que percebemos que viver é uma dádiva que vale a pena ser protegida, saia para fazer uma pequena corrente do bem. Muitas famílias saem em grupo no Natal em direção a pessoas menos favorecidas. Levam presentes, cuidadosamente embrulhados, porque sabem que quem os receberá nunca recebeu nada igual. Nada tão colorido, enfeitado e generosamente ofertado.

Faça o bem sem pedir nada em troca. Lições modernas dos pastores e magos rumo à Gruta de Belém. Seguiam eles uma estrela. Uma canção falava de paz na terra a todos aqueles que arregaçarem as mangas em benefício de outro ser humano. Quem já fez esta experiência de presentear estranhos no Natal sabe o que é gratidão que chega de quem nada estava a esperar.

Uma terceira dimensão do Natal é olhar o mundo com o foco da simplicidade. Este milagre que chega de Belém convidando à celebração de laços de afeto, partilha de dons. Olhar para este Menino Jesus é perceber que convida para estes tempos que chegam, marcam uma mudança de vida em todo nosso ser e em nossa comunidade. Feliz Navidad é acolher este novo que chega sob a forma do despojamento e do sorriso de uma criança.

O Natal visto do ponto de vista da religiosidade desafia nossa capacidade para fazer e reconstruir laços com aqueles que estão próximos, em nosso ambiente de trabalho e em nossa comunidade. Celebre a festa. Espalhe esta alegria carregada de bênçãos. Bendizer é acolher a palavra humanidade, sentir a força da bondade, fazer acontecer o Natal que chega para falar que o melhor de todos os presentes é a vida, a nossa e as de todos aqueles que podemos alcançar com nossa energia e vitalidade. Deseje de coração feliz Natal.


*PROFESSOR