quarta-feira, 17 de setembro de 2014


17 de setembro de 2014 | N° 17925
SEMANA FARROUPILHA CAMPO NA CIDADE

Escolas invadem o parque

FAZENDINHA É O espaço onde a criançada pode conhecer os animais que vivem nas regiões rurais e as tradições campeiras. Instituições devem agendar as visitas guiadas
Os dias de sol e tempo quente têm feito do Acampamento Farroupilha o destino de dezenas de escolas. No Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, um dos espaços mais procurados e preferidos da criançada é a Fazendinha, localizado na área campeira e onde é permitida a presença de animais.

Lá, se pode ver cavalo, pônei, vaca, coelho, pato, ovelha. A bicharada fica presa. Olhar de longe ou arriscar uma aproximação deixam a gurizada eufórica.

– Eles ficam animados porque, para muitos, essa realidade é diferente da que vivem – diz a coordenadora pedagógica do Centro Social Padre Leonardi, Ana Carolina de Souza.

Localizada na Restinga, a entidade levou 40 crianças para passear no parque ontem. Outras escolas também estavam por lá. Encantado com o cavalo crioulo Massambará, o estudante Ciro Manoel Merch dos Santos Junior, nove anos, passou um bom tempo admirando e tentando interagir com o novo amigo. Aproximava a mão e conversava com ele como se fosse um velho conhecido.

– Os cavalos fascinam tanto as crianças quanto os adultos. Eles gostam daqui por ser algo diferente do que estão acostumados a vivenciar na cidade – diz o patrão da Fazendinha, Gustavo Bierhouse.

Durante a estadia, as escolas que agendam visita garantem o almoço. No caso da Escola de Educação Infantil Vó Picucha, de Canoas, a refeição foi realizada no Piquete dos Rodoviários.

ATIVIDADE AJUDA A RENOVAR A TRADIÇÃO

Depois, o patrão Getúlio Marques de Lima levou as crianças de quatro e cinco anos para fazer um tour pelo acampamento. O trabalho voluntário é repetido todos os dias, como forma de transmitir ensinamentos da cultura gaúcha e renovar o espírito tradicionalista.

– É muito gratificante tirar um sorriso de uma criança. Não tem preço ver a alegria que elas ficam com o passeio – descreve Lima.


As escolas de Porto Alegre e da Região Metropolitana interessadas em conhecer a Fazendinha devem realizar o agendamento na sede do Turismo de Galpão no parque ou na própria Fazendinha, que funciona no lote 321, próximo à Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio. A visitação é gratuita e realizada diariamente, das 8h às 17h, para grupos, e até as 21h, para o público em geral.