segunda-feira, 22 de setembro de 2014


22 de setembro de 2014 | N° 17930
PAULO SANT’ANA

Só casa e comida

Nada se compara ao sofrimento do meu cachorro, o Kunga, da raça lhasa.

Quando sai para a rua o último dos humanos que permanecia em casa, ele deita-se na solidão da casa abandonada e fica à espera de que alguém volte.

É um abandono digno de dar pena.

Ele se deita no assoalho do corredor e lança seu olhar de imediato para a porta de entrada, esperando pelo nada por horas a fio. E ninguém chega para consolá-lo.

É verdade que deixamos para ele a ração num pote no chão e uma vasilha de água.

Mas de que adianta esse suprimento se a solidão esmigalha o ser?

Duas ou três horas depois, hão de voltar os três habitantes da casa para finalmente fazer-lhe companhia.

Mas como ele preenche essas três horas?

Certamente com grandes aflições.

A comida está garantida para ele, mas não basta a comida para realizar qualquer ser vivo.

É preciso atenção, companhia, que são garantia do seu sono. Enquanto não as tiver, será assaltado pela incerteza terrível: voltarão os três seres humanos, eu, minha mulher e minha filha, para aconchegá-lo ou serão por exemplo vitimados por um acidente na rua e não mais retornarão, deixando até de garantir-lhe a água e a comida?

Ele precisa menos da água e da comida do que da companhia dos outros três habitantes da casa.

E quando irrompe na porta um dos três companheiros, é de ver a sua euforia, sacode de modo frenético o rabo, está definitivamente realizado.

Tenho certeza de que o ponto central da sua existência é a volta à casa dos três humanos.

Ele alcança então o ápice da sua estreita vida.

Meu cãozinho de quatro anos de idade é castrado, não sei quem lhe fez essa suprema maldade, se os meus parentes ou se o dono que mo vendeu.

Não precisa pois de sexo, o coitadinho, nem lhe passa pela cabeça o devaneio do sexo.

Tirem de um homem ou de uma mulher a ilusão do sexo e lhe tirarão tudo.

Só lhe restarão quem sabe a comida e a companhia solidária. Não será pouco?


Com grande atuação de Geromel, o Grêmio conseguiu uma vitória ontem sobre a Chapecoense e aproxima-se entusiasticamente do G-4.