segunda-feira, 29 de setembro de 2014


29 de setembro de 2014 | N° 17937
PAULO SANT’ANA

Esqueceram de mim

Cada vez me envergonho menos de ter indicado Barcos para o Grêmio.

Ontem, Barcos, além de ter marcado os dois gols da vitória, foi também zagueiro e não deixou, com sua participação voltando em socorro da defesa, que o Botafogo marcasse dois gols.

Barcos sozinho tem já sido autor de mais gols que os outros jogadores gremistas juntos no Brasileirão.

Além disso, a vitória de ontem credenciou o Grêmio a, caso vença o São Paulo na Arena, sábado próximo, na próxima rodada, firmar-se na zona da Libertadores, que está emboladíssima.

Vê-se agora com muita clareza que, se Luiz Felipe tivesse vindo antes para o Grêmio, o time do Marcelo Grohe, que fez defesa milagrosa ontem, poderia estar disputando o título como, talvez, o favorito.

Li com muita atenção a entrevista de três páginas do novo patrono do Grêmio, Hélio Dourado, à Zero Hora dominical.

Extensa entrevista. Li-a com muita atenção e expectativa, afinal, quando Hélio Dourado remodelou o Estádio Olímpico, ajudei muito o clube tricolor a concluir seu estádio.

Nada referiu Dourado à minha ajuda, nem quando recordou que fez muitas e muitas viagens para arrecadar cimento, tijolos e dinheiro destinado à obra.

Eu viajava muitas e muitas vezes junto com Dourado. O meu papel era o de empolgar os torcedores.

Fazia isso nas viagens e fiz isso também em centenas de comentários meus em rádio e televisão, bem como escrevi 80 colunas pedindo recursos para a conclusão do Olímpico.

Nenhuma referência de Dourado. Nenhuma. Decepcionei-me.

Mas é merecido o título de patrono que lhe concederam. Ele foi um grande presidente, não vai ser porque me esqueceu que vou lhe tirar o mérito.

Se ele se esqueceu de mim, eu não me esqueci dele. Nem quando ainda dá entrevistas rancorosas contra a Arena.

A ingratidão humana não tem limites.

A respeito de outro assunto, quero dizer que nasci um qualquer, mas, com a passagem dos anos, me fiz mais do que um qualquer, tenho certeza e orgulho disso.

Se o Internacional conseguir vencer o Cruzeiro, sábado, no Mineirão, pode ameaçar o título do líder.


Vai ser um jogo de sair lasca.