quinta-feira, 25 de setembro de 2014


25 de setembro de 2014 | N° 17933
PAULO SANT’ANA

A surpresa

Estou com 75 anos de idade e me safei de dois cânceres nos últimos 18 meses, um na rinofaringe, outro no intestino grosso, ambos com procedência no tabagismo, é quase certo.

Sim, mas e minha vida como vai ser daqui por diante? Esta é a grande pergunta: o que será o amanhã? Como vai ser o meu destino?

É certo que já vivi bastante. Mas pretendo viver mais. Claro que desejo ser feliz, mas como terei garantia disso?

O surpreendente na vida é que não sabemos nunca o que será de nós, o que nos espera.

Esse é o dilema do ser humano, ele busca a felicidade, mas é possível que não a atinja.

Uns driblam essa incerteza consultando as cartomantes e as ciganas, embora não acreditem muito nelas.

Pensando bem, se soubéssemos como iria ser nosso destino, a vida perderia a graça. A graça da vida consiste em não sabermos o que nos espera.

Na verdade, agora que já sabemos o que foi a nossa vida até aqui, podemos avaliá-la.

No meu caso, esses 75 anos de existência tiveram desventuras e venturas.

Fui muitas vezes feliz e muitas vezes infeliz.

Agora mesmo, para avaliar a minha última experiência, sofri muito no hospital nos 15 dias em que convalesci. Sofri dores atrozes, os médicos tiveram de me aplicar, nesses 15 dias, cerca de 12 injeções de morfina, tal era a dor.

Mas, mesmo com esse sofrimento tormentoso, o balanço da minha vida é ótimo. Se eu pudesse escolher, pediria a Deus que me designasse a mesma vida que vivi, com os sofrimentos e com os prazeres.

Valeria a pena.

O emocionante é que não sabemos nunca o que será de nós: muitas vezes nos esforçamos para andar direito, para fazer tudo certo. De repente, topamos com a infelicidade.

A vida é uma novela, cheia de acontecimentos esperados e inesperados.

É, mas eu já disse que não teria graça a vida se soubéssemos antecipadamente o que iria nos acontecer.

E, apesar de não sabermos, é bom que não saibamos.

Porque essencialmente a maior felicidade é intrigar-nos com o que vai nos acontecer.


Com a surpresa, a grande delícia da vida.