sábado, 20 de setembro de 2014


20 de setembro de 2014 | N° 17928
PAULO SANT’ANA

Volta à sentinela

Estou voltando para meu posto que ocupo há 44 anos. O cirurgião Luiz Pereira Lima, que me extraiu um câncer do intestino grosso há 15 dias, me garante que estou curado. E com uma lambujem extraordinária: não precisarei de radioterapia e quimioterapia, o que é o caminho do céu.

No entanto, sofri dores atrozes nos 12 dias em que permaneci no hospital: só de morfina usaram nove ampolas para me aliviar o sofrimento.

Num espaço de 18 meses, extraí um câncer na rinofaringe e outro no intestino. É preciso ter tutano.

Esses dois cânceres que tive são arrolados entre os causados pelo cigarro. Quem fuma três maços de cigarros por dia há 55 anos não pode recusar de maneira alguma essa autoria da nicotina.

Então por que não deixo de fumar? Exatamente por ser covarde. Não consigo me enxergar sem o cigarro na boca, não tenho força, em suma, para renunciar ao prazer de fumar.

Em outras palavras, não tenho vergonha na cara.

Cheguei à conclusão de que votará na Marina quem acredita em transformações.

E votará na Dilma quem, embora entenda que o Brasil não está bem, acha que sem ela pode vir a piorar.

No Brasil, existem a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Federal, as guardas municipais, paralelamente a elas a Receita Federal e uma infinidade de órgãos que policiam os cidadãos em seus atos.

São, portanto, milhões de pessoas a policiar outros milhões.

Uns vigiando os outros, e mesmo assim se sucedem os delitos e as infrações.

Ou seja, o homem está sujeito à tentação e delinque. Por isso é que se estabelecem as punições, ainda assim elas são desafiadas corajosamente pelos cidadãos.

A maioria delinque porque acredita que não será apanhada em infração. Poucos praticam delitos ou infrações e escapam das malhas da lei, estes são os que transmitem aos outros a impressão de que é possível escapar às sanções.

E o quartel-general da delinquência são as prisões. As unidades outras continuam soltas pelas ruas.

Agradeço a todos os que escreveram ou telefonaram para desejar-me pronto restabelecimento.


Obrigado, gente querida.