terça-feira, 23 de setembro de 2014


23 de setembro de 2014 | N° 17931
MOISÉS MENDES

As negas

O ator Miguel Falabella está cada vez mais parecido com o malandro que passa o dia no boteco da esquina. Senta-se numa mesa de canto e ali fica tomando café preto em copo de martelinho de cachaça.

Falabella é assumidamente suburbano. Sustenta sua arte nos tipos e costumes da periferia e agora está envolvido numa controvérsia como autor do seriado Sexo e as Negas, que estreou na Globo na semana passada. Militantes negras não gostaram.

A série conta histórias de quatro amigas negras do Cordovil, zona norte do Rio. É uma imitação do famoso seriado americano Sex and the City. No original, quatro amigas brancas, de Nova York, tentam dar conta do prazer, do amor, da batalha para segurar um homem (ou mandá-lo embora) e, se sobrar tempo, cuidar do trabalho e de suas miudezas cotidianas.

As quatro brancas americanas são advogada, colunista de jornal, vendedora de obras de arte e relações públicas. As negras do seriado brasileiro são camareira, cozinheira, operária e costureira.

Aí começa a polêmica: por que as quatro negras suburbanas são dedicadas ao trabalho braçal? A série não poderia ter negras da periferia advogada, psicóloga, arquiteta ou empresária?

A crítica mais contundente é a de que Falabella só explora estereótipos. As negras que caberiam na sua arte são gostosas, operárias, fúteis e sempre com pouco dinheiro para o táxi. Não haveria chance para a ascensão social entre as negas falabellianas.

Não é coisa pouca para que alguém se faça de surdo e diga que a arte não aceita censura. Os criadores de um produto com forte apelo popular, calcado no que seria o mundo suburbano, deveriam prestar atenção no que andam dizendo a respeito do que fazem.

Vale para seriados da TV e para xampus. Há alguns anos, o xampu Seda teve a liderança de mercado ameaçada porque as mulheres da nova classe média queriam algo mais sofisticado. O Seda havia ficado no passado como xampu de pobre.

Falabella enfrentaria o mesmo fenômeno. Não dá pra continuar na periferia que não tinha o direito de escolher xampu e insistir nas negras coxudas e luxuriantes. Cobram dele uma atualização que acompanhe a evolução da própria TV na desconstrução de preconceitos.

Aline Djokic, professora de Literatura, militante negra, condena "a branquitude que usufrui da herança racista e escravagista, para permanecer na casa grande e só adentrar a senzala toda vez em que o desejo de fetichização do corpo negro tornar-se latente".

No imaginário de certos brancos, as negras continuam tendo valor se erotizadas. Dizer que a reação seria mais uma ladainha do politicamente correto é subestimar o que as negras andam dizendo sobre a imagem que os brancos ainda têm delas.

Falabella estaria se repetindo com uma piada velha, dos subúrbios do início do século 20, do tempo de Noel Rosa e Madame Satã.

Nas entrelinhas, esse debate acaba por questionar a qualidade de um humor antigo e descolado (e aparentemente inocente), que faz o escracho de negros, pobres, analfabetos e desdentados. Enfim, o que sabemos é que o xampu citado mudou fórmulas e embalagens e se atualizou.