sexta-feira, 17 de julho de 2015



17 de julho de 2015 | N° 18229 
MOISÉS MENDES

Pesquisas: pra quê?

Neste exato momento, alguém está fazendo uma pesquisa de opinião. Se não fossem os pesquisadores, não ficaríamos sabendo que apenas 5% dos brasileiros confiam nos partidos. Que 71% dos moradores da Capital são contra o cercamento da Redenção. Que 80% da população apoia a pena de morte para traficantes.

Pesquisa-se tudo no Brasil e no mundo. Uma pesquisa informou aos ingleses que 52% das londrinas preferem comer chocolate a fazer sexo. Já nos Estados Unidos, a Universidade de Kentucky concluiu que, quanto mais espiritualizada uma americana, mais sexo ela faz.

Alguém deveria fazer uma pesquisa para saber por que o brasileiro leva as pesquisas tão a sério. Eu já fui vaiado aqui na Redação da Zero por ser defensor da seriedade e da utilidade das pesquisas eleitorais.

Mas está cada vez mais difícil defender pesquisas eleitorais. Principalmente agora, quando decidiram fazer, em sequência, pesquisas sobre as eleições de 2018. Teremos eleições daqui a três anos e meio, mas os institutos já fizeram pesquisas para saber em quem o brasileiro votaria. Aécio vence Lula nas duas, se as eleições fossem hoje.

Em disputas presidenciais, os tucanos só têm vencido em pesquisas, e desde que sejam feitas fora de época. O que isso significa? Por que se faz uma pesquisa mais de mil dias antes do evento a que se refere?

As pesquisas são apenas simulações singelas e inocentes de preferências fora de época, ou querem dizer algo mais? São produtos deste nosso tempo estranho? Induzem a pensar que haverá uma eleição agora?

Muitos já lembraram, e vale a pena lembrar de novo, que certos pregadores da ordem dissimulam suas posturas suspeitas até que uma desordem se apresente como a nova ordem, como aconteceu tragicamente tantas vezes.

Golpes acontecem sob quaisquer pretextos (e sem necessariamente mobilizar militares) e sob as mais variadas formas, desde que bem fomentados e com um bom número de adesistas de plantão. Por isso, as pesquisas, as sérias, as inúteis e as dissimuladas, também devem permitir que se questionem suas muitas intenções, ou estariam, acima do bem do mal, imunes a críticas e desconfianças.

Algum instituto poderia mandar seus pesquisadores às ruas (e a lugares fechados) com essa pergunta: você se considera golpista? As alternativas: 1) sim; 2) não; 3) talvez; 4) depende da turma; e 5) prefiro esperar para ver quem adere primeiro.