domingo, 12 de julho de 2015

Aprenda técnicas para economizar dinheiro na hora de fazer compras

da Livraria da Folha

Ouvir o texto
Em muitos casos, não adianta economizar se o produto que você está prestes a adquirir não tem um valor justo. Antes de se preocupar com gastos e com a fatura do cartão de crédito, é necessário pensar nos valores das coisas. Como se define um preço? Será que existe um preço justo para cada item? Estes são alguns dos tópicos abordados por Carolina Ruhman Sandler e Samy Dana em "Finanças Femininas".

Divulgação
Livro mostra que gastar de maneira consciente é investir no futuro
Livro mostra que gastar de maneira consciente é investir no futuro
Os autores explicam que, na teoria econômica, o preço de um produto é resultado da lei da oferta e da demanda. Na vida real, no entanto, a economia não tem uma concorrência perfeita ou produtos idênticos - as chamadas commodities. Neste caso, entra em jogo a teoria da ancoragem.

"A teoria afirma que o ser humano tem diversas habilidades, mas definir quanto deveria custar um produto não é uma delas, pois não tem a capacidade de discernir se um preço é justo ou não", explicam.

Os autores utilizam como exemplo uma marca famosa de lingerie conhecida por promover desfiles com top models. Na ocasião, é comum ver a modelo principal do evento usar uma peça que custa milhões de dólares. De acordo com a teoria da ancoragem, essa peça só existe para fazer com que as peças vendidas nas lojas pareçam baratas e acessíveis.

Vendedores têm o costume de primeiro mostrar ao cliente as peças que custam mais caro, para depois oferecer produtos mais em conta. Isso não necessariamente significa que eles querem que o cliente gaste mais; a intenção pode ser ancorar o preço mais alto e deixar o cliente mais propenso a comprar o produto "mais barato".

Para escapar das armadilhas, é válido utilizar ferramentas online de comparação de preços. Sabendo o custo médio de um produto, é mais fácil chegar à loja e pedir a melhor oferta para o vendedor. No caso de serviços, é bom atentar para sites de avaliações, que trazem relatos dos consumidores sobre os serviços prestados pela empresa.

Outra atitude importante é saber negociar. "Na maioria das vezes, o vendedor não vai desistir de vender para você. Por isso, não tenha medo e diga o seu preço. Sua oferta pode até estar abaixo do valor de mercado, para você ter espaço de subir o preço na negociação".
Abaixo, veja três dicas para barganhar:

  • Não se empolgue com o primeiro desconto que o vendedor oferecer. Você não tem por que aceitar a proposta e cortar a negociação no meio;
  • Não é porque o vendedor ofereceu um desconto que você tem de comprar;
  • É claro que não é em todo ambiente que dá para barganhar, mas você sempre pode questionar a forma de pagamento para encontrar aquela que seja melhor para você.
*
FINANÇAS FEMININAS
AUTOR Carolina Ruhman Sandler e Samy Dana
EDITORA Benvirá
QUANTO R$ 17,90 (preço promocional*)