sábado, 25 de julho de 2015




25 de julho de 2015 | N° 18237
ARTIGOS - ESTHER PILLAR GROSSI*


FALÁCIA E BASE CURRICULAR PARA O BRASIL

Sem Campos Conceituais, uma base curricular comum para todo o Brasil vai ser mais uma falácia.

Detalhar claramente, ano a ano, conhecimentos que todos os alunos têm direito de aprender, sem compreender como é que eles podem aprender de verdade, vai ser mais um incentivo à memorização imediata e transitória, sem a compreensão, que é o que interessa e que é estável e permanente.

O que as comunidades científicas mais atualizadas sabem sobre a construção, por exemplo, dos primeiros conhecimentos matemáticos.


No ensino convencional, os conhecimentos previstos são ordenados linearmente. Primeiro os números (contagem, leitura e escrita de numerais), depois adição, depois subtração, mais tarde multiplicação e por último a divisão. De acréscimo, formas geométricas, sobretudo planas (quadrado, triângulo, círculo...).

A primeira operação aritmética pela qual alguém começa a aprender matemática é a divisão, e não a adição.

Muito cedo, e muitas vezes, as pessoas se defrontam com a necessidade de repartir coisas. Uma criança que tenha três balas e receba mais uma não tem nenhum problema matemático real para resolver. Mas se ela tiver que repartir irmãmente três balas com outra criança, aí, sim, ela tem pela frente um desafio de âmbito matemático, que ultrapassa até a esfera dos números inteiros, exigindo os fracionários, pois ela terá que dar uma bala e meia para cada uma.

Além do mais, a divisão não se aprende isolada, sem números, adição, espaço e lógica, isto é, num conjunto de conceitos. É isto que Gérard Vergnaud, o elaborador da teoria dos Campos Conceituais, nos ensinou: não se aprende conceito por conceito e só se aprende a partir de situações significativas do dia a dia ou bem organizadas pela escola.

É animador que essas ideias já estejam na ordem do dia da Academia em nosso país – acabo de ser convidada para expor num colóquio internacional sobre Campos Conceituais, em Minas Gerais.

O processo de aprendizagem tem uma lógica própria: a lógica dos campos conceituais, linda, criativa e engenhosa.

Seguindo-a é que se ensina pra valer.