terça-feira, 13 de dezembro de 2016


13 de dezembro de 2016 | N° 18713
POLÍTICA + | Rosane de Oliveira


PIRATINI TENTA ANTECIPAR A VOTAÇÃO DO PACOTE

Os projetos que compõem o pacote encaminhado à Assembleia pelo governador José Ivo Sartori estão aptos para entrar em votação nesta quinta-feira. Os líderes de partidos que representam 37 deputados concordaram em assinar o requerimento que permitiu a publicação das propostas no Diário da Assembleia de hoje. Com isso, os projetos podem entrar na ordem do dia 48 horas depois.

A votação vai depender de o governo reunir um quórum seguro para iniciar a apreciação dos projetos. A tarefa do líder Gabriel Souza (PMDB) não é fácil. Com a licença médica de Jardel (PSD), a base governista está com um parlamentar a menos. O deputado Marcel van Hattem (PP), voto certo em todos os projetos, chega ao aeroporto no início da tarde de quinta-feira, voltando de um período de estudos na Holanda, e reassume o mandato em seguida.

Caso não seja possível garantir a presença de todos os aliados em plenário, a votação ficará para o início da próxima semana. O Piratini gostaria de apreciar todas as propostas até a madrugada de sexta-feira, para realizar, a partir de terça-feira, o segundo turno da votação das emendas constitucionais. Caso a estratégia dê errado, o governo convocará os deputados para sessões entre o Natal e o Ano-Novo.

O Piratini está confiante de que conseguirá aprovar a maioria dos projetos, apesar da mobilização dos servidores públicos e da oposição, mas sabe que serão apresentadas emendas tentando atenuar o impacto das medidas. A proposta que, no momento, tem o apoio de maior número de deputados é a que altera o repasse do duodécimo para os demais poderes, para que seja calculada pela receita real e não mais pelo orçado. Até Pedro Ruas (PSOL), um dos mais ferrenhos adversários do governo de José Ivo Sartori, já anunciou que votará a favor.

Hoje, às 10h, o governo receberá um reforço de peso na defesa do pacote. Na sede da Farsul, as federações empresariais que representam todos os setores da economia, a Agenda 2020 e o Movimento Brasil Competitivo concedem entrevista coletiva para apresentar um manifesto em defesa do pacote e divulgar os resultados de uma pesquisa contratada para saber o que a população pensa das medidas.

SEMANA DE ABRAÇOS
Enquanto o governo do Estado se mobiliza para acelerar a votação do pacote de austeridade na Assembleia, funcionários de fundações ameaçadas de extinção organizam manifestações a favor da manutenção desses órgãos públicos. Um manifesto com a assinatura de intelectuais e artistas circula na internet, pregando a rejeição do pacote e a busca de outros caminhos para enfrentar a crise.

Ontem, dezenas de pessoas (foto) participaram de um abraço simbólico ao prédio da Fundação Piratini, responsável pela TVE e FM Cultura. Se a fundação for extinta, 240 celetistas perderão o emprego.

Funcionários de outras fundações, como a de Economia e Estatística (FEE) e a Cientec, familiares de servidores, artistas e intelectuais também participaram do protesto no Morro Santa Tereza.

No domingo, um ato em defesa da Fundação Zoobotânica e outros órgãos ameaçados reuniu artistas no Jardim Botânico para shows gratuitos ao público. Para amanhã, às 9h, a Associação dos Funcionários da Cientec programou um abraço simbólico à sede, no centro de Porto Alegre.

Também amanhã, em seminário no auditório do Sindibancários, professores e integrantes do TCE-RS discutem alternativas para o Estado sair da crise.

MARCHEZAN SOBE A RÉGUA
Com o anúncio dos dois primeiros secretários (Saúde e Fazenda) de perfil técnico e altamente qualificados, o prefeito eleito Nelson Marchezan mandou um recado aos aliados: a régua subiu, e as indicações para secretarias deverão partir desse patamar.

Criador do Telessaúde, o futuro secretário da Saúde, Erno Harzheim, 41 anos, é doutor em Medicina Preventiva e pós-doutor em Epidemiologia. Subsecretário do Tesouro, Leonardo Busatto, 33 anos, é economista com pós-graduação em Teoria e Operação da Economia Nacional Moderna.

SALÁRIOS QUITADOS
O governo quitou ontem o salário de novembro dos servidores do RS. Foram depositados R$ 167,5 milhões provenientes do ICMS.

Neste mês, a primeira parcela da folha, de R$ 2.150, foi turbinada com recursos do acordo judicial envolvendo a Ford e com o dinheiro da antecipação de créditos que a GM deveria devolver no futuro, referentes ao incentivo que recebeu para se instalar no Estado.

PADRINHO DE ESCOLA
Assim que ouviu na Rádio Gaúcha a reportagem sobre o plano de fechamento da escola Maria Thereza Silveira, o deputado Pedro Ruas (PSOL) correu para conversar com a diretora Maria Emília Provenzano.

Depois de conhecer a escola e os resultados obtidos, Ruas resolveu encampar a luta pela sua manutenção e marcou para quinta-feira uma audiência com o secretário Luís Alcoba.