segunda-feira, 19 de dezembro de 2016



19 de dezembro de 2016 | N° 18718
PORTO ALEGRE

Motivação que virou frustração

SEM PPCI E AUTORIZAÇÃO DOS BOMBEIROS, palestra de Nick Vujicic foi cancelada quando público já amargava horas sob o sol

Esperado por milhares ao longo dos últimos meses, o evento Experiência Sem Limites – com palestra motivacional do australiano de origem sérvia Nick Vujicic – foi cancelado de última hora, frustrando uma legião de fãs em Porto Alegre. A promoção ocorreria na Arena do Grêmio e começaria às 16h de ontem. Mais de 5 mil ingressos tinham sido vendidos e, faltando uma hora para o início, a suspensão do evento foi anunciada, quando uma multidão já aguardava sob sol inclemente.

A razão foi o atraso no pedido do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) feito pela produtora do evento ao Corpo de Bombeiros. Conforme o comandante do Batalhão de Bombeiros de Porto Alegre, tenente-coronel Roberto do Canto Wilkoszynski, os organizadores solicitaram o PPCI tarde demais – deveriam ter feito isso, no mínimo, cinco dias úteis antes do evento – e não houve tempo para fazer as correções pedidas pela corporação. A Arena tem PPCI em dia, mas poucas pessoas sabem que PPCIs são exigidos para cada evento grande, até porque cada um tem suas particularidades (e riscos).

O atraso na abertura dos portões, antes da confirmação do cancelamento, causou muita confusão. Algumas pessoas que estavam na fila passaram mal depois que os portões não foram abertos no horário previsto, às 13h. Os organizadores relutavam em cancelar a palestra, ainda na esperança de conseguir autorização. Passaram a distribuir copos de água para quem estava na fila. No meio da tarde, declararam o fim da promoção e garantiram que devolveriam o valor dos ingressos.

Nick Vujicic seria a principal atração do evento Experiência Sem Limites. Nascido sem pernas e braços devido à rara síndrome Tetra-amelia, ele teve uma vida de dificuldades, especialmente na infância. No entanto, conseguiu superar obstáculos e, aos 17 anos, fundou sua própria organização sem fins lucrativos chamada Life Without Limbs (em português: Vida sem Membros). Depois da escola, Vujicic se tornou um palestrante motivacional.

Ele é patrono da campanha #sousmaisqueisso, contra o bullying. A programação previa também a participação de outros palestrantes convidados, como Cris Franklin e Othon Gama.

humberto.trezzi@zerohora.com.br

CONTRAPONTOS

O QUE DIZ A EXPERIÊNCIA DE SUCESSO, EMPRESA PRODUTORA DO EVENTO

“A Experiência de Sucesso lamenta profundamente o ocorrido e informa que irá ressarcir todos os clientes que adquiriram ingressos para o evento no menor tempo possível. Fomos surpreendidos pela informação de que a empresa contratada para a realização do Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI), Facilitydoc, não obteve a liberação em tempo. Foi tomada a decisão de cancelar o evento para não colocar em risco a vida dos participantes”, diz nota distribuída no domingo.

O QUE DIZ A ARENA DO GRÊMIO

“A administração da Arena do Grêmio informa que, diante da não obtenção do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), ato de exclusiva responsabilidade da produtora responsável pela organização e realização do evento Experiência Sem Limites com Nick Vujicic, que ocorreria no dia de hoje, não poderá autorizar a sua realização, em respeito à legislação vigente e à segurança de todos os participantes. A Arena lamenta o ocorrido”.

O QUE DIZ A FACILITYDOC

No final da noite de domingo, a empresa enviou nota alegando que “o evento encontra-se devidamente licenciado, incluindo a validade de Alvará de Proteção Contra Incêndios, conforme autorização 567 de 2016 da prefeitura municipal de Porto Alegre liberada em 15 de dezembro”. Informou também que teria trabalhado até o último momento para viabilizar o evento.
INGRESSOS
A empresa organizadora do evento diz que devolverá o valor dos ingressos mediante contato por e-mail. Divulgou também o site experienciade sucesso.com.br onde colocaria instruções sobre como recuperar o valor investido.