terça-feira, 13 de dezembro de 2016



13 de dezembro de 2016 | N° 18713 
CARPINEJAR

Sou a própria Sessão da Tarde


Os hábitos da infância repercutem na vida adulta, desenham as nossas ambições. O que poderia acontecer com a minha cabeça se passei a minha meninice inteira com os mesmos filmes?

Teria que surgir alguma consequência. Fui vítima de uma divertida lavagem cerebral.

Não importa se o filme é ruim, vou até o fim. Não importa se já vi, continuo assistindo. A minha resiliência audiovisual é exemplar. Posso virar madrugadas acompanhando uma história reprisada infinitamente, vacilo ao parar, fracasso ao apagar, simplesmente não durmo. O controle não é remoto para mim.

Sofri o efeito colateral da Sessão da Tarde. Atravessei um exaustivo treinamento militar.

Engraçado é que os dubladores se revezavam. Eddie Murphy e John Travolta dividiam igual voz, por exemplo, e jamais me prendi a esse detalhe. Voltava da escola e, depois do almoço, o lazer consistia em acompanhar a programação da Rede Globo.

Como fica uma criança exposta excessivamente a uma única radiação mental? Só podia formar um zumbi. Não era uma época de canais fechados, somente tinha cinco opções da rede aberta e ainda dependente do bom humor do sinal externo e do bombril na antena em cima do aparelho.

Acho que devo ter visto oito vezes As sete faces de dr. Lao, dez vezes A Lagoa Azul e umas quinhentas vezes Karatê Kid.

O que sou hoje é resultado disso. O que o circo do dr. Lao pode ensinar a um guri a não ser nunca subestimar o diferente? Já Lagoa Azul me infundiu o romantismo pegajoso. Karatê Kid fez com que enxergasse a faxina como um modo de fazer atividades físicas e marciais, coisa que nem a minha mãe conseguiu.

Não me esqueço de Splash uma sereia em minha vida, Curtindo a vida adoidado e Mulher nota mil. Sei de cor. Muito além do ocaso da carreira, os meus ídolos eternos permanecem sendo Daryl Hannah, Matthew Broderick e Kelly Le Brock.

Não havia escolha. Acompanhei a saga da cadela Lassie e sua sabedoria silenciosa. Atravessei os meus aniversários sucessivamente pedindo uma collie.

Lassie transformou-se em meu Harry Potter: A força do coração, A coragem de Lassie, Lassie de volta para casa e A magia de Lassie. Venho de uma linhagem da previsibilidade e da reincidência.

Não duvide de mim, jamais deixo pela metade uma dor ou uma alegria porque é repetida. Sou capaz de me emocionar de novo apesar de conhecer o final.