sexta-feira, 30 de dezembro de 2016


Jaime Cimenti
Partiu 2016, viva a Secretaria da Cultura!

Ultimamente tem voado muitos anos loucos. Os roaring twenties, os anos loucos da década de 1920, com efervescência nas artes, na cultura, na política, no comportamento e na economia (como o crash Bolsa de Nova Iorque em 1929, causando a Grande Depressão), parecem até leves perto deste 2016. Donald Trump na cabeça, Bob Dylan no Nobel, Grêmio campeão, Inter na segundona, George Michael nos deixando em plena noite de Natal (ele que tem uma canção natalina pop belíssima), Grã-Bretanha saltando da Europa, onde nunca foi muita grudada e onde nem tinha bem entrado ainda, Roberto Carlos mandando tudo pro inferno no especial... meu Deus! E olha que 2016 ainda não terminou. Aguarde.

Escrevo no dia 26 de dezembro, segundona. Este ano teima em não acabar. Dizem que 2016 se resume em três palavras: as iniciais PQP! Decerto no Réveillon o Putin e o Trump estarão na China vestidos de gueixa, abanando leques, comemorando a união deles com os vermelhos... Tudo é possível neste mundo de Deus ou sem Deus, se você prefere ou se é ateu, graças a Deus, como o Mateus.

Para não dizer que não falei no poder da cultura, da flor, da paz, do amor e do humor, quero cumprimentar Roque Jacoby, Marcio Pinheiro, Márcia de Borba Alves, Maristela Bairros, Lucia Jahn, Lou Borghetti, Marcus Mello, Álvaro Santi, Jorge Brittes, Airton Tomazzoni, Maureen Mandelli Corrêa e demais integrantes da Secretaria Municipal da Cultura (2013-2016) pelo trabalho realizado. Festa Nacional da Música, Bibliotáxi (mais de 30 mil livros na rua), Acampamento Farroupilha, Festival de Teatro de Rua, Carnaval, Feira do Livro, POA Jazz Festival e Cia Municipal de Dança, shows no Anfiteatro e no Araújo, e oficinas culturais descentralizadas, entre outras atividades, marcaram a gestão que envolveu milhões de participantes. Porto Alegre agradece.

O prefeito Nelson Marchezan Jr., após planejar a reforma do secretariado, teve a inteligência, a sensibilidade e o bom senso de manter bem viva a Secretaria Municipal da Cultura e merece parabéns pela atitude. Escolheu o diretor de teatro e administrador cultural Luciano Alabarse para secretário, e o professor universitário Eduardo Wolf como secretário adjunto. São dois nomes de reconhecida trajetória e competência, e desejamos a eles muita força, coragem e brilho na condução dos trabalhos desta cidade com forte vocação cultural.

Em almoço oferecido pela revista Voto, Marchezan Jr. falou sobre cultura, sobre as indicações e explicou que a visão de cultura da nova administração pretende contemplar todas as pessoas, de modo plural e democrático, e, de modo especial, aquelas que ainda hoje não tiveram oportunidade de ter acesso aos muitos bens culturais que Porto Alegre oferece e vai oferecer.

Porto Alegre é cinemeira, carnavalesca, jazzeira, sambista, multimusical, multicultural, tem dezenas de teatros, livrarias, galerias de arte, cinemas, museus, feiras culturais e um público exigente e carinhoso que artistas de todo o Brasil adoram.
a propósito...

Não apenas por estar no centro geográfico do Mercosul, Porto Alegre tem todos os atributos para ser a capital do Mercosul. Os potenciais culturais, artísticos, turísticos, educacionais e econômicos de nossa cidade são conhecidos. Muitos já estão em desenvolvimento. Há muito por fazer, a gente sabe.
Luciano Alabarse e sua equipe, atuando sempre que possível em conjunto com as demais secretarias, certamente manterá a bela tradição da Secretaria da Cultura e nossa vocação para o pensamento, a reflexão e o fazer no campo livre e infinito da cultura. Boa sorte, Luciano, Deus te abençoe!