terça-feira, 15 de janeiro de 2019



15 DE JANEIRO DE 2019
GENTE

94 anos e recém-formado

SIMÃO SKLAR GRADUOU-SE em Direito no fim de semana, em Cachoeira do Sul
A voz firme do reservista do Exército Simão Sklar, 94 anos, embarga quando ele relembra os momentos vividos no final de semana passado. Os últimos dias foram especiais e repletos de emoção, porque marcaram o fim do ciclo de algo que ele sempre gostou de fazer: estudar. Sklar formou- se em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Cachoeira do Sul e contou com a presença de mais de cem pessoas - entre amigos, familiares, funcionários e professores da instituição - na comemoração que ocorreu no domingo.

- Em função do trabalho, eu parei de estudar aos 18 anos. Voltar a estudar foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Os meus professores da faculdade são pessoas fora de série. Não eram somente professores, eram amigos. Ontem (domingo), eu me emocionei muito com todas as pessoas que vi, todas as homenagens que recebi dos meus colegas. A euforia ainda não passou - conta o novo bacharel, que recebeu o diploma das mãos do filho José Luiz Sklar, também graduado em Direito.

A decisão de voltar aos bancos escolares deu-se após a perda da grande amiga e esposa, Alzira Sklar, com quem foi casado por 67 anos e que morreu há sete anos por problemas cardíacos. Esse episódio marcou a vida de Simão - que já havia perdido um filho na luta contra o câncer dois anos antes. Ele passou 90 dias recluso e sem vontade de conversar com a família:

- Entrei em desespero, é do ser humano ficar abatido. Me fechei, fiquei debilitado por uns dias até que me deu um estalo. Falei para mim mesmo que não podia mais fazer aquilo, porque eu tinha oito netos e cinco bisnetos, não poderia deixar esse exemplo negativo à família. Por isso, decidi que deveria fazer algo por mim e resolvi voltar a estudar aos 86 anos.

PRÓXIMOS PASSOS: PÓS-GRADUAÇÃO

A matrícula para prestar o vestibular contou com o auxílio de um neto que o levou até a instituição. Ao falar que estava no local para se inscrever para as provas, a atendente não escondeu a surpresa ao ver que o vestibulando havia nascido em 1924. Antes de fazer os testes, Sklar teve que fazer um bate e volta em Porto Alegre para reunir todas as documentações necessárias para a validação da inscrição para o vestibular que seria realizado em dois dias, relembra o reservista.

- Foi corrido, mas em um dia consegui juntar tudo o que era preciso. No dia seguinte à entrega da papelada, estava fazendo as provas. Fui bem na redação. O tema era sobre a Cachoeira antiga. Dissertei sobre os municípios que foram desmembrados da minha antiga cidade - relata.

O anúncio de que havia passado no vestibular veio enquanto ele fazia um passeio despreocupado pelo shopping da cidade. Quando perguntado sobre o motivo pelo qual optou cursar a graduação escolhida, diz que é porque o Direito preza pelo certo. O filho de imigrantes russos disse ainda que a educação é a base para a transformação social:

- Educação significa tudo para mim. É nela que devemos depositar nossa esperança para sermos um país de primeiro mundo.

Para o futuro, bem próximo, Simão prevê o passo seguinte: a matrícula na pós-graduação em Direito Civil está feita, e as aulas começam em março.

IAREMA SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário