sábado, 14 de dezembro de 2019



14 DE DEZEMBRO DE 2019
+ ECONOMIA

Renner estreia na Argentina

Enquanto se desenrolava o suspense sobre a participação do Brasil na posse do novo presidente da Argentina, com possíveis riscos para as boas relações diplomáticas e de negócios entre os dois países, a Lojas Renner preparava sua estreia no país do tango, com abertura de nada menos de quatro pontos de venda. A sincronia dos movimentos dá a medida de quanto uma decisão política do governo federal em relação a um tradicional sócio pode atrapalhar a estratégia de negócios. Até agora, as duas operações foram concluídas com sucesso. 

O vice-presidente Hamilton Mourão foi cumprimentar Alberto Fernández e a Renner abriu sua primeira loja no país, no Patio Olmos Shopping, em Córdoba, na quinta-feira. Até o dia 18, vai inaugurar mais uma na mesma cidade, no centro comercial Paseo del Jockey, e duas lojas de rua em endereços consagrados em Buenos Aires: a Calle Florida e na Avenida Santa Fe, local consagrado de varejo de confecções na capital argentina.

No Uruguai, onde começou sua estratégia de internacionalização, a rede se reforçou com uma unidade no Shopping Tres Cruces, junto a um grande terminal rodoviário em Montevidéu, e outra unidade no Shopping Nuevo Centro. Com essas duas novas operações, a marca fecha o ano com nove unidades no "paisito" - sete em Montevidéu e região metropolitana, uma em Rivera e outra em Punta del Este.

CRISE? QUE CRISE?

Com pouco mais de um ano de operação, a Dionísia Vinho Bar e Restaurante recebe sondagem para abrir em aeroportos. Além disso, analisa propostas para levar o negócio para Santa Catarina, Brasília e Rio de Janeiro.

Abriu na sexta-feira, em Taquara, mais uma das 40 lojas que a rede de moda jovem Gang anunciou até 2023. Está no rumo da duplicação de unidades no Estado e em Santa Catarina.

Aberto em novembro em Porto Alegre, o restaurante Mirá serviu um número maior de refeições do que esperava: 6,5 mil em 44 dias.

A SEMANA QUE EU VI

SUSPENSE NA POSSE

Depois de escalar um ministro e cancelar sua ida, o governo Bolsonaro enfim enviou o vice, Hamilton Mourão, para a posse de Alberto Fernàndez na presidência da Argentina. Com o erro de esnobar um sócio estratégico corrigido a tempo, os dois governos tentam um acordo para Fernández vir ao Brasil.

PROJEÇÕES AO ALTO

Na temporada de estimativas para o PIB deste ano e de 2020, o tamanho do otimismo variou conforme a situação de cada setor: a indústria prevê alta de 2% no próximo ano, enquanto o campo projeta 2,58%. Mas a aposta mais arriscada foi da Federasul, que antevê 2,8% para 2020 e 3,5% para 2021.

DÚVIDA NO JURO

Quase anunciado ainda no comunicado da reunião anerior, o corte de 0,5 ponto percentual no juro básico renovou a mínima histórica no Brasil. Mas em atitude oposta à da nota anterior, o Banco Central fez mistério sobre os próximos passos. Fala em "cautela", porém deixou a porta aberta para nova poda.

FGTS SOBE E DESCE

Não é só para grandes investimentos que falta segurança jurídica. A liberação do FGTS, prevista para R$ 500, virou R$ 998. Ou seja, subiu. Mas o governo recuou na disposição de dividir com todos os beneficiários 100% dos lucros obtidos com fundo, parte do salário dos trabalhadores.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário