sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

27 DE DEZEMBRO DE 2019
+ ECONOMIA

Então, foi Natal...

O Natal de 2019, enfim, foi Natal de verdade para o comércio. Ontem, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Ashop) informou que as vendas relacionadas a 25 de dezembro aumentaram 9,5% - e é um resultado real, portanto acima da inflação acumulada no ano. Segundo a entidade, que representa 400 empresas com 30 mil pontos de venda, foi o melhor resultado desde 2014.

Banrisul e BB vão isentar cheque especial

Às vésperas do Natal, o Banco do Brasil (BB) deu um presente a seus clientes: anunciou que não vai aplicar a cobrança de tarifa do cheque especial. No final de novembro, o Banco Central (BC) limitou o juro mensal a 8% e autorizou a cobrança de taxa equivalente a 0,25% do limite concedido - o quanto o correntista pode avançar "no vermelho" a partir de 6 de janeiro. Só serão isentos clientes com limite de até R$ 500.

O Banrisul havia se antecipado e comunicado que não cobraria a mensalidade. O BB é o primeiro dos cinco grandes bancos, que concentram mais de 80% do mercado de crédito no Brasil, a adotar a isenção. Até agora, o Santander foi o único a confirmar a aplicação da taxa de 0,25%, embora ainda não tenha definido a forma de cobrança. O Itaú está avaliando, e a Caixa adiantou apenas que "está estudando os impactos trazidos pela nova resolução" e ainda não definiu se irá aplicar a medida. Até o início da noite de ontem, o Bradesco não havia respondido à coluna.

O BC determinou que os bancos têm de avisar os clientes antes de começar a cobrar a tarifa. Quem não usa o cheque especial e não quiser pagar mensalidade à toa precisa fazer contato com seus bancos e pedir que o limite não seja renovado. Quem prefere se acautelar diante de uma possível emergência pode solicitar a redução do limite para a faixa de até R$ 500, isenta de tarifa.

Nos shoppings de Porto Alegre, projeções otimistas antes da passagem de Noel se sustentam depois de sua chegada. No Praia de Belas, os números não estão fechados, mas expectativa de alta de 11% "vem se confirmando". No Iguatemi, as vendas subiram 8% no ano. No BarraShoppingSul (foto), a perspectiva é de crescimento de 6%. E os resultados também foram bons em lojas de rua. Conforme o Sindilojas Porto Alegre, o aumento médio de vendas na Capital foi de 4,2%, também o maior desde 2014.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário