terça-feira, 24 de agosto de 2021



24 DE AGOSTO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO

Socorro à Praça da Matriz

Se não fossem os tapumes, quem passa pela Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre, iria perceber as dificuldades enfrentadas na revitalização em andamento.

Neste ano, o governo federal ainda não fez transferência de recursos para a obra e, para evitar a suspensão dos serviços, a prefeitura está usando verba do tesouro municipal. Já foram despendidos R$ 715,45 mil - montante inferior às necessidades da obra.

- Mesmo com as dificuldades de recebimento, a empresa (Elo Construções e Instalações) manteve os trabalhos na região - conta o secretário municipal da Cultura, Gunter Axt.

Segundo Axt, a prefeitura está buscando respostas com o governo federal para garantir a retomada do repasse de recursos. Procurado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ainda não informou o que está ocorrendo.

As obras, que começaram em julho de 2020 e atingiram 78% de execução, deveriam ter sido concluídas em fevereiro deste ano. Porém, o término dos trabalhos já foi adiado em três ocasiões. Agora, a previsão é de que o fim dos serviços ocorra em fevereiro de 2022.

Os recursos vêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas do Iphan. A verba está disponível há sete anos, e as obras poderiam ter começado ainda em 2014. Na época, uma empresa chegou a ser escolhida, mas, sem garantias financeiras, não assinou o contrato.

Em 2017, a prefeitura informou que realizaria nova licitação. Como o recurso liberado não foi reajustado, uma parte das obras foi retirada das melhorias.

A ideia inicial era remover o asfalto das quatro ruas que rodeiam a praça, deixando o pavimento em paralelepípedo, assim como foi feito na Avenida Siqueira Campos, ao lado da Praça da Alfândega.

JOCIMAR FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário