sexta-feira, 25 de outubro de 2013


25 de outubro de 2013 | N° 17594
PAULO SANT’ANA

Eu, covarde?

Dida defendeu três pênaltis e junto com seus companheiros garantiu a passagem do Grêmio para as semifinais da Copa do Brasil. Dida, Dida, Dida foi o título de minha coluna de ontem, enviado às pressas da minha casa para a Redação.

Pois bem, mas agora vou transcrever duas, apenas, de dezenas de opiniões que recebi anteontem, antes de o Dida ter defendido os três pênaltis em um só jogo contra o Corinthians.

Vejam o que me escreveu o leitor Márcio Alves (alves.m.marcio@gmail.com): “Boa noite, Sant’Ana covarde. Vai defender teu goleirinho (Dida) frangueiro amanhã? Medíocre, tu e tuas opiniões e quem acredita em ti. Quatro falhas primordiais do teu goleiro. Me responde um e-mail, por favor, responde, covarde. Te escondes atrás de um microfone”.

Senhor Márcio Alves, conforme seu pedido, estou lhe respondendo. E daqui por diante vá chatear outro.

Outro livre opinador me atacou anteontem pela internet: “Nenhuma palavrinha sobre o FRANGO do Dida em tua coluna, chute de um volante lá da intermediária, bem, se fosse o Marcelo Grohe... E a indicação de Barcos? Vai entender de centroavante assim, hein?”.

O leitor que mandou essa crítica a mim foi Fernando Torres (fgtorrens@hotmail.com). Em breve ele estará chorando de arrependimento por criticar o Barcos. E assim foram dezenas de leitores que me espinafraram violentamente sobre minha indicação de Dida para o Grêmio.

Quero responder que é natural esse desnível de opinião entre mim e os leitores que me baixam o pau: eles são amadores e chutadores de opinião. E eu tenho a responsabilidade de editar esta coluna há 43 anos.

Ou seja, é um prevalecimento meu querer cotejar minha opinião com esses neófitos. Mas como eles enchem o saco! Futebol é uma ciência que parece fácil, mas seu conhecimento completo tem de ser fruto de muita experiência.

Não é qualquer um que pode sair por aí dando opinião a torto e a direito, sem responsabilidade.

Termina nessa tragédia que os leitores estão lendo nesta coluna. Uma coisa é o opinador profissional, com quase meio século de experiência. Outra coisa são pessoas completamente alienadas do futebol querendo contrariar o profissional.


Terminam sempre se quebrando. Eu sou pago para dar opinião. Esses pífios opinadores eventuais tinham de ser multados pelas bobagens que escrevem. Mas os legítimos e verdadeiros leitores, estes sabem qual opinião vão respeitar.