segunda-feira, 28 de outubro de 2013


28 de outubro de 2013 | N° 17597
ALERTA LIGADO PARA QUARTA-FEIRA

Abalo na confiança

Após uma rodada em que tudo deu errado para o Grêmio no Brasileirão, Renato Portaluppi tem pela frente um grande desafio: remotivar a equipe goleada por 4 a 0 pelo Coritiba para que, na quarta-feira, na mesma cidade, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o resultado seja bem diferente contra o Atlético-PR.

– Tem muita equipe que tem acidente todo o fim de semana, todas as quartas. Já comecei a conversar com o grupo e vou fazer esse trabalho na parte psicológica. Vou ter meu grupo inteiro, 100%. O Grêmio vai ser um Grêmio totalmente diferente na quarta-feira – sentenciou o técnico após a derrota que fez com que o time caísse para o terceiro lugar no campeonato nacional.

O treinador classificou o insucesso no primeiro jogo da semana no Paraná como um “acidente de percurso”. Embora tenha pedido desculpas ao torcedor pelo desastroso resultado contra o Coritiba, Renato tratou de defender o grupo, destacando que seus comandados têm crédito pelos resultados obtidos no Brasileirão e na Copa do Brasil:

– Acima de tudo, o que vamos precisar na quarta-feira é de atitude. Ninguém gosta de perder como perdemos hoje. É uma pressão grande, cada vez que entramos em campo é uma decisão. Mas estamos no G-4 há 20 rodadas. E também estamos na semifinal da Copa do Brasil. Essa derrota, como veio, ninguém gosta. Mas o lado bom é que temos como corrigir. Melhor ter acontecido hoje (ontem) do que na quarta. Seria uma diferença muito difícil de tirar.

Mesmo que, no discurso externo, o clube insista em dizer que trata com igual prioridade o Brasileirão e a Copa do Brasil, as escolhas do treinador deixam clara a preferência do clube pelo torneio mata-mata. Poupar três jogadores fundamentais como Rhodolfo, Souza e Ramiro evidenciam tal ponto de vista. E, claro, a goleada sofrida para o Coritiba, combinada com a vitória do Cruzeiro sobre o Criciúma, deixou o time de Renato a 12 pontos do líder. Com 21 pontos em disputa nas últimas sete rodadas, o título é um objetivo possível apenas em mirabolantes contas matemáticas.

Apesar de contar com o retorno dos poupados na quarta-feira, Renato terá o desfalque de Vargas, Kleber e Barcos. A tendência é de que o treinador opte por uma formação mais cautelosa, com três zagueiros, três volantes, um articulador, que pode ser Maxi Rodríguez ou Elano, e um centroavante, que será Lucas Coelho ou Yuri Mamute. A confirmação, no entanto, só deve vir minutos antes de a bola rolar na partida da Copa do Brasil.

– Não vou dar qualquer dica em relação ao time de quarta. Quem não quer pressão, vá para escritório. Aí não tem pressão de ninguém, no máximo do chefe. No futebol, tem pressão e tem que saber lidar com ela. Se está no grupo do Grêmio, tem que ter compromisso. Os jogadores ganham bom salário e precisam se entregar em campo. Confio totalmente no meu grupo. Será uma batalha aqui (em Curitiba) e outra lá em Porto Alegre.


ADRIANO DE CARVALHO