quinta-feira, 24 de outubro de 2013


24 de outubro de 2013 | N° 17593
EDITORIAIS ZH

Recepção reprovada

O êxito de grandes eventos esportivos mundiais não depende apenas da competência das instituições envolvidas no projeto. O sucesso está também na dependência da capacidade de recepção das cidades e de sua gente. Relatos de participantes do Mundial de Atletismo Master, que reúne cerca de 4 mil atletas de 82 países em Porto Alegre, dão conta de fatos que conspiram contra a reputação da Capital e do Estado e fazem com que se vislumbrem situações constrangedoras mais adiante, quando da Copa do Mundo. A lamentável amostragem de fatos negativos compromete o projeto gaúcho de transmitir hospitalidade aos visitantes no Mundial.

O balanço de deficiências – e, o que é pior, de atitudes condenáveis – apresentado ontem por este jornal exige avaliação urgente das autoridades. O que se tem é um mural que combina desinformação, a esperteza de taxistas e o despreparo da rede comercial. Percebe-se, a partir das manifestações de quem está na Capital para a competição de atletismo, e desconsiderando-se as obras, que Porto Alegre está longe de se considerar pronta para a Copa.

A cidade não foi preparada como deveria para o evento em realização, no sentido de sensibilizar seus moradores a serem colaborativos com quem procura se ambientar num local totalmente desconhecido. Este é um aspecto importante, que sedes de eventos semelhantes levaram muito a sério, pois a primeira impressão, para quem chega de fora, deve ser a de que está sendo bem acolhido.

Foram observadas deficiências no número de voluntários que dominam línguas. O material de divulgação era incompleto. E, para completar, espertalhões se aproveitaram dos estrangeiros para aplicar tarifas exorbitantes em corridas de táxi, conforme exemplos relatados. Algumas limitações poderão ser corrigidas até domingo, quando se encerra o Mundial. Outras exigirão intervenção decidida de órgãos públicos e entidades que articulam a organização da Copa, para que resultem em mudança de atitude, especialmente no que se refere a questões éticas.