quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Erik Farina

Aumento na energia da CEEE surpreende analistas

Para consumidores residenciais, o aumento será de 13,3%, mais do que o dobro que o IPCA

O aumento de 13,45% na conta da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), surpreendeu especialistas. O consultor em energia Paulo Milano projetava um reajuste de até 8%, um pouco superior à inflação no período, mas acredita que a necessidade de recomposição do caixa da distribuidora, que no início do ano teve de pagar caro para comprar energia de termelétricas, tenha levado a Aneel a autorizar o reajuste.

— Causou surpresa geral o aumento. É complicado entender o que pesou no cálculo — afirma Milano.

Carlos Faria, coordenador do Grupo de Energia da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), afirma que a diferença de tarifas da CEEE para outras distribuidoras de Energia que atuam no Estado, como RGE e AES Sul, está cada vez menor (em média, o preço da energia da empresa era 30% inferior ao das demais nos anos anteriores), mesmo que os investimentos da CEEE tenham sido relativamente baixos nos últimos anos, e parte dos custos da empresa não entrem no cálculo de reajuste, como os passivos trabalhistas.

Conforme a Aneel, uma das razões para o aumento nessa proporção é a valorização do dólar, uma vez a CEEE compra energia gerada pela Itaipu, que é cotada na moeda americana. O reajuste das tarifas de energia também sofre a influência de um índice de inflação muito contaminado pelo câmbio, o IGP-M.

Apenas para consumidores residenciais, o aumento será de 13,3%, mais do que o dobro da inflação do período medida pelo IPCA. O aumento afetará 1,5 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios do Rio Grande do Sul, quase cinco milhões de gaúchos, ou quase metade da população do Rio Grande do Sul. Para os clientes de alta tensão, como as indústrias, o reajuste será ainda maior, de 16,61%.


Estava muito bom para ser verdade...Esse pessoal está querendo é mais protestos de rua isso sim..Subindo a energia deverá subir uma série de outros itens que dela dependem, ora, ora...