sexta-feira, 22 de novembro de 2013


22 de novembro de 2013 | N° 17622
DAVID COIMBRA

Por que Dilma será reeleita

Nós, da franja oriental do país, nós, das fímbrias do Atlântico, nós não conhecemos o Brasil profundo, o Brasil dos grotões calcinados, da terra vermelha que entranha na pele, do matuto de fala de viés, da mulher de mãos de pedra. Nós, o que nós conhecemos são as redes sociais, os shows de indie rock, a mulher de piercing no umbigo. E nós somos poucos, em relação aos homens e mulheres do Brasil remoto. É por isso que muitos de nós não sabem por que Dilma Rousseff vai se reeleger presidente da República em 2014.

Dilma Rousseff vai se reeleger presidente da República em 2014 por causa da geladeira.

A geladeira, quem diria.

Pense nos homens e mulheres do Oeste longínquo ou nos que habitam os ventrículos da nação. Muitos desses homens e mulheres viviam sem energia elétrica, meio palmo de tempo atrás. Agora, graças aos programas sociais do governo, eles dispõem de energia, uma casinha, um ganho mensal. Imagine que essas famílias, hoje, podem conservar seus alimentos numa geladeira de segunda mão. O homem pode beber sua cerveja gelada.

A mulher pode guardar o feijão para o dia seguinte. Você, que habita a Mata Atlântica desmatada, você do Leste dos elevadores e dos splits, você está acostumado com geladeira, com TV, com luz elétrica, com os confortos de uma casa bem montada. As pessoas das lonjuras do Brasil, muitas delas, não.

É isso que reelegerá Dilma. A vida recentemente confortável dos que nunca tiveram conforto algum. Porque os milhões de eleitores que se beneficiaram dos programas sociais, mesmo que não achem o governo grande coisa, olharão para as alternativas ao governo e o que verão? Nada de muito diferente. Nada de muito melhor. Então, para que trocar?

A oposição não tem projeto para o país. Mas, falando em falta de projeto,vai aí também uma crítica ao governo do PT. Porque o governo do PT, nesses três mandatos, não foi capaz de apresentar projeto algum. Um desanimador desperdício de popularidade, porque, com todo esse respaldo, Lula e, depois dele, Dilma, poderiam ter feito as reformas de que o Brasil necessita e que eles prometeram fazer.


Não fizeram. Cuidaram de distribuir dinheiro a quem precisa, o que é bom, é fácil e, triste, é superficial e, às vezes, efêmero. Mas garante reeleição. Dilma será reeleita. O Brasil profundo dará conta disso.