segunda-feira, 25 de novembro de 2013


25 de novembro de 2013 | N° 17625
PAULO SANT’ANA

Grêmio encrencado

Não dá para entender por que volta e meia o Renato inventa de botar no time o Mamute. Por sinal, tinha que ser exposto à execração pública, em uma praça dos enforcados, quem descobriu o Yuri Mamute. Quem foi que trouxe para o Grêmio o Mamute? Pode fazer o favor de se apresentar o traidor?

Tinham de mandar salgar o terreno do treinador ou dirigente que descobriu esse Mamute.

Quando Renato botou o Mamute em campo ontem, é bem verdade que substituindo adequadamente o Barcos, que não vem jogando nada, eu, palavra de honra, desliguei o televisor. Porque é um desrespeito à lógica, à ética, ao bom senso deixar um jogador desse nível sequer no banco.

Mas a verdade é que o Grêmio pode ter desperdiçado ontem uma chance vital para chegar à vaga da Libertadores.

A Ponte Preta é um time muito fraco e, para exemplificar as péssimas atuações que o Grêmio vem tendo neste Brasileirão, empatamos com uma Ponte Preta frágil e depauperada.

E quase perdemos para a Ponte Preta, não fosse o gol milagroso de Vargas, eu não sei como ele descobriu aquela bendita bola enviesada.

O Grêmio está mostrando um time que está fazendo tudo pra perder a chance de ir para a Libertadores no ano que vem. Renato está dando muita chance para o azar.

Agora partimos para os dois jogos finais deste Brasileirão como se caminhássemos para o patíbulo.

Da minha parte, entendo que o Grêmio se safará somente desta encrenca se vencer os dois jogos que lhe faltam: Goiás na Arena e Portuguesa em São Paulo. Mas um amigo muito próximo que tenho me consola: ele me assegura que simplesmente ganhando do Goiás na próxima rodada estaremos na Libertadores de 2014. Eu não acredito nisso, mas o meu amigo é entendido e finca pé nessa opinião.

Quer dizer, então, que ganhando do Goiás estaremos salvos? Mas como ganhar do Goiás se de um tempo para cá não ganhamos de ninguém? Nem da Ponte Preta!

Bem que a nós, gremistas, poderia ter sido destinado um desfecho menos dramático. Haja saúde para suportar time ruim!

No meu pessimismo ancestral, fico com a sensação incômoda de que o Grêmio desperdiçou ontem a chance decisiva. Tivesse vencido ontem contra a fraca e rebaixada Ponte Preta, penso com os meus botões, o Grêmio avançaria como um bólido na tabela e dependeria então de suas próprias forças para chegar à Libertadores.

Mas ontem o Zé Roberto não foi bem, o Elano quando entrou não foi bem e o Kleber estava novamente irritante, não dando atenção ao jogo e só se preocupando em reclamar da arbitragem.

Entre todas as decepções deste ano, Kleber sem dúvida é a mais ecoante. Ele não deixa nenhuma chance para que o recontratem no fim do ano. E nós restaremos sem remorso por isso.

Mas o meu amigo secreto e lúcido me disse uma coisa que me fez pensar: ele afirma que é um milagre que o Grêmio, com esse time que afinal se revelou muito ruim, esteja em terceiro lugar na tabela do Brasileirão.


Diz meu amigo que o Grêmio, com esse time que tem, tinha de estar ocupando o mesmo lugar do Internacional na tabela deste Brasileirão, mas não é para que eu enlouqueça que ele me diz isso neste final de tarde desanimador?