sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Jaime Cimenti

Novela imortal

Existe um consenso, envolvendo público e crítica, sobre O velho e o mar de Ernest Hemingway ser um dos romances (ou novelas) essenciais da literatura mundial de todos os tempos. Uma das obras mais importantes do autor de O sol também se levanta, Adeus às armas e Paris é uma festa, entre outras, O velho e o mar é o título mais vendido do autor no Brasil, com 80 edições.

Originalmente publicado em 1952, o livro abriu caminho para Hemingway receber o Nobel de Literatura de 1954 e foi filmado com atuação lendária de Spencer Tracy, um dos maiores atores do cinema norte-americano.

Não por acaso ou modismo, a história se tornou best-seller em todos os recantos do planeta onde foi traduzida e mostra, mais uma vez, que o tempo e os leitores são sempre os melhores juízes. A narrativa traz Santiago, velho pescador, que está há 84 dias sem fisgar um só peixe. Diziam que havia se tornado salao, ou seja, um azarento da pior espécie.

O menino que o ajudava e que lhe levava algo para comer foi obrigado pelos pais a trocar de barco. Santiago, apesar de tudo, é homem de rija têmpera, acredita em si mesmo e parte sozinho para o maro, em busca de sucesso no trabalho.

Só em alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, falando sozinho, o velho pescador fisga um peixe descomunal e começa a luta e uma narrativa tensa como o fio que prende o peixe. Com suas fundas tristezas, suas ingênuas alegrias e com uma força de vontade maior do que o peixe, Santiago vai revelando incrível superação, começa a amar com certa ternura o peixe e vai levando sua presa a uma derrota leal e honesta.

Romance de notável concisão, de corte clássico mas com sopro de modernidade, O velho e o mar foi assim classificado pelo famoso crítico literário Cyril Connoly:  “Leia o livro imediatamente. Após alguns dias, leia-o novamente, e irá verificar que nenhuma página desta bela obra-prima poderia ter sido escrita melhor ou de forma diferente.”

O simples pescador de mãos calosas, que não esmorece diante dos embates e das vicissitudes da vida e sabe receber triunfos e derrotas com a mesma força de espírito, mostra-se, no fundo, um grande homem. Suas ações e seus pensamentos, bem como sua integridade e suas convicções nos convidam a ter fé nas pessoas e acreditar que as dificuldades podem e devem ser superadas