sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jaime Cimenti

Dietas sempre!

Desde o doutor Hipócrates na velha Grécia (460 a.C a 370 a.C) até o doutor Atkins (1930-2003), aquele da “dieta revolucionária”, passando pelo agente funerário William Banting (1796-1878), Lord Byron (1788-1824), Imperatriz Sissi (1837-1898), Lady Diana, Duquesa Kate e as torcidas do Barça, do Flamengo, do Esportivo de Bento Gonçalves e outros bilhões de viventes, esse negócio de comer, emagrecer e dietas é assunto milenar. Pelo visto vai continuar sendo.

Será que algum genial médico-cientista não pode descobrir alguma cura para a obesidade, ganhar o Nobel de Medicina e nos libertar desta eterna tirania das dietas? Esses dias estava caminhando com um amigo no Parcão e, de repente, ele teve que procurar um banheiro com urgência. Tinha tomado o remédio famoso aquele para emagrecer... Deu tempo, ali, ali.

Essa coluna é de utilidade pública. Tem umas poucas verdades sobre o assunto que precisamos enunciar: comida oriental é quase sempre mais saudável que a ocidental; os alimentos de nossas vovós, comida de verdade, arroz, feijão, carne, frutas, verduras, ovos etc são mais saudáveis; pão da padaria é melhor que o da fábrica; comer devagar e mastigar umas duzentas vezes, tipo vovô macróbrio e macrobiótico, funciona;

pegar e largar os talheres umas 50 vezes e ficar olhando um tempão os alimentos, tipo “jogando sério”, é bom; comer dentro do carro, assistindo TV, de pé, caminhando na rua, engorda mais; ingerir alimentos que tenham mais de cinco ou dez componentes, que venham em embalagens com muito sódio e outros bichos é perigoso; ingerir croquetes de botequim pode ser prejudicial à saúde e, por favor, me mande umas verdades, dietético leitor. Sim, sei, esse negócio de comer é muito discutível e as verdades acima não são bem assim, tudo bem.

Só estou querendo ajudar a mim e a você, leitor, porque o verão está pintando e aí os corpichos vão estar à mostra. Bom, se souber dessas novas dietas da moda que funcionam por algumas semanas, me avisa. Tudo ajuda e estou precisando perder uns quilinhos. Como dizia a outra, quando as coisas estão meio assim, melhor cortar o cabelo, mudar o penteado e perder uns gramas. Ah, quando for conversar sobre dietas, melhor falar com alguém do seu peso e tamanho.


Se a pessoa for muito mais magra, vai ficar estranho, e se for muito mais gorda que você, igualmente a conversa pode desandar. Carboidratos, proteínas, dieta da lua, do sol, jejum, dieta da ervilha-de-charneca, eta assunto interminável. Pensando bem, melhor do que falar de política, assunto  indigesto. Bom apetite!