quarta-feira, 27 de novembro de 2013


27 de novembro de 2013 | N° 17627
PAULO SANT’ANA

Deixar de fumar

Há pessoas que consideram fácil deixar de fumar, principalmente as que não fumam.

Tomemos o Cláudio Brito como exemplo, fumou durante uns 25 anos, eu filava dele os seus cigarrinhos finos e compridos, nem me lembro da marca.

De repente, não mais que de repente, o Cláudio Brito deixou de fumar. O maior prejudicado com essa decisão fui eu, que não podia, então, dali por diante, filar os cigarrinhos finos do Brito.

Podem pensar os incautos que foi fácil para o Brito deixar de fumar. Que nada! Foi fruto de profunda reflexão e de uma força de vontade gigantesca o largar o cigarro para o Brito.

Não há nada mais difícil de fazer do que livrar-se de um hábito ou de um vício de uma hora para outra.

Então, eu valorizo muito o sacrifício do Brito em deixar de fumar. Só eu sei quantas vezes decidi deixar de fumar e ali adiante voltei atrás covardemente da minha decisão.

E assim vou eu. Já peguei um câncer na rinofaringe e continuei fumando, a perspectiva é de que eu pegue um outro câncer. Essa lâmina está assestada acima da minha cabeça.

Mas eu continuo atrevida e solertemente a fumar.

É verdade que, antes de eu contrair um câncer, a esperança que eu tinha é de que, mesmo fumando compulsivamente, tivesse a sorte de não pegar a doença.

Peguei, tudo indica que a curei e agora insisto em fumar, certamente na esperança de que não me sobrevenha um segundo câncer.

E assim segue a ladainha.

Precisam os leitores saber da minha ansiedade quando tenho qualquer pontadinha na garganta. Pergunto-me aflito: “Será que não é a danada da doença que voltou a atacar-me?”.

Só quando desaparece a dorzinha de garganta é que fico tranquilo. Mais ou menos tranquilo, porque desconfio que possa vir a ter um segundo câncer sem aviso de dor desta vez.

Conheço inúmeras pessoas que tiveram câncer por causa do tabagismo, salvaram-se com a cura e imediatamente deixaram de fumar.

Por que será que insisto em fumar? Não será uma compulsão para a morte?

É dar muita chance para o azar. É ser muito fraco para não renunciar ao prazer.

Por sinal, esse tal de prazer que sinto e sentem tantos ao fumar, já pensaram e já pensei eu no prazer que é não fumar?


Nunca pensei.