sábado, 30 de novembro de 2013


30 de novembro de 2013 | N° 17630
PAULO SANT’ANA

Elevador Atlas

Interessante é que o antigo e prestativo elevador que serve à Redação de Zero Hora há mais de 45 anos tem capacidade para apenas seis passageiros, isso está impresso numa placa no interior dele.

E, quando as pessoas entram nele, eu me incluo logo em sua capacidade máxima.

Mas sempre entra um sétimo passageiro. Eu fico torcendo para que o elevador não caia.

Fiquei pensando: “Por que, sempre que sou um dos seis passageiros permitidos, entra um sétimo?”.

Descubro só agora agora: “Porque todos me consideram um ninguém”.

Escrevi anteontem que eu e meu grupo de análise, somamos quatro integrantes, somos todos gremistas, consideramos finalmente que o problema fulcral do ataque gremista é Kleber.

Escrevi mais: que Barcos é prejudicado por Kleber. E que, além de tudo, Kleber é useiro e vezeiro em reclamar dos árbitros, prejudicando assim o time com esse gesto.

Pois recebi de um jornalista o seguinte texto em defesa do Kleber: “Paulo Sant’Ana, boa tarde. Sou assessor de imprensa do atacante Kleber. Na coluna da última quinta-feira, foi citado que um grupo de análise, do qual o senhor faz parte com outros três gremistas, diagnosticou que ‘o problema fulcral do ataque gremista é Kleber’ e que ‘as atuações falhas de Barcos nos últimos jogos se devem a Kleber’. Fui pesquisar nos meus arquivos a participação de Kleber desde que Renato Portaluppi assumiu a equipe.

Pois os números indicam que na campanha de 37 partidas, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, o desempenho é 20% menor sem a presença do Gladiador. Em sete jogos de ausência ou pouca participação do camisa 30, cinco em que não participou e dois em que entrou após os 30 minutos do segundo tempo, o Grêmio teve quatro derrotas, duas vitórias e um empate, aproveitamento de 33,3%.

Nas outras 30 oportunidades como titular, foram 14 vitórias, 10 empates e seis derrotas, aproveitamento de 53,3%. Seu texto desta sexta-feira trata de mérito e reconhecimento. Kleber foi, ao longo de todo o campeonato, diretamente decisivo na conquista de pelo menos 12 pontos, algo que certamente faz diferença na conta para que o Grêmio ainda esteja na disputa pela vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem. Lógico que o mais importante seria estar na briga pelo título, mas aí a discussão passa por assuntos outros e o debate seria muito maior.

Kleber marcou no empate em 1 a 1 com o São Paulo, definiu as vitórias por 1 a 0 sobre a Ponte Preta e de 3 a 2 sobre a Portuguesa (último gol), sofreu pênaltis no empate em 1 a 1 com Inter, no primeiro turno, e na vitória por 2 a 0 sobre o Náutico (ambas as cobranças efetuadas por Barcos) e deu assistência para Vargas no 2 a 2 do segundo Gre-Nal. Por fim, espero ter contribuído para as análises do seleto grupo de gremistas. Forte abraço.

(ass.) Bruno Junqueira, jornalista, assessor de Kleber”.


Recebido e publicado, O.K.?