segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017




13 de fevereiro de 2017 | N° 18767 
CÍNTIA MOSCOVICH

KLEITON & KLEDIR E O CURA

Quem passou pelo câncer sabe que os vínculos que se criam entre pacientes e médicos são inquebrantáveis. Devo minha vida ao doutor Nédio Steffen, mago do bisturi, e ao doutor Carlos Barrios, mago da oncologia. Por isso, quando dei por mim, já estava numa reunião e comprometida como voluntária do Latin American Cooperative Oncology Group (Lacog), cujo diretor executivo é Carlos Barrios e que congrega mais de 70 instituições de pesquisas independentes e sem fins lucrativos na região. Nessa reunião, conheci Fernanda Schwyter, psicóloga idealizadora do projeto Cura, que capta recursos para o Lacog através de eventos ligados às artes. Assim como multidões, Fernanda é fã pela dupla Kleiton & Kledir.

Minha missão passou a ser, entre outras, pedir para os irmãos Ramil um espetáculo beneficente em prol do Cura. Enviei a mensagem me desculpando em espírito com Cacilda Becker.

Os guris foram de uma bondade impressionante: claro que abririam mão do cachê, embora não pudessem bancar a produção necessária, como passagem, hospedagem, técnicos de som, iluminação, alimentação etc.

Havia, no entanto, uma solução: a dupla gravou um depoimento sobre o projeto Cura, pedindo doações em dinheiro, para ser compartilhado na Internet e para dar início a uma sonhada cultura de valorização aos projetos de pesquisa. O vídeo rapidamente atingiu a marca de 5 mil visualizações. O número só aumenta e pode ser visto em bit.ly/kk–cura.

Para que se tenha ideia da urgência em incrementar o desenvolvimento de centros e grupos regionais de pesquisa clínica, portanto fora do eixo Europa-Estados Unidos, a previsão da OMS é a de que, em futuro próximo, mais de 1 milhão de pessoas morrerão por câncer na América Latina. Ao lado da África e da Ásia, o número representa 70% dos óbitos por câncer no mundo – uma epidemia.

Se você quiser ajudar, faça como os queridos K&K e vários escritores, atores, cineastas, artistas plásticos que estão se juntando a nós. Visite projetocura.org, faça sua doação a partir de R$ 25 e compartilhe a ideia.