terça-feira, 16 de janeiro de 2018



16 DE JANEIRO DE 2018
SEU OLHAR

A renovação da fé

São vários os motivos que levam, todos os anos, milhares de peregrinos a percorrem os caminhos até Santiago de Compostela. Quando iniciei o chamado caminho francês, em maio de 2017, o que buscava era o encontro com o meu lado espiritual. Em um mês, caminhei 820 quilômetros - sem usar o carro nem uma única vez. Os primeiros dias começaram ensolarados e logo deram lugar à chuva, ao frio e até à neve. Vieram as primeiras bolhas nos pés, o cansaço no corpo, algumas angústias e subidas e descidas repletas de pedras.

Em uma metáfora, o Caminho de Santiago é como a própria vida - com as dificuldades que vão surgindo e, por outro lado, amparada pela solidariedade dos peregrinos e dos povoados que estão ao longo do caminho. Além de, claro, boas doses próprias de fé e dedicação. Trinta dias depois, cheguei a Santiago de Compostela fisicamente esgotado, quase 10 quilos mais magro. A mente e a alma, no entanto, estavam renovadas e fortalecidas com carinho e fé.

Posso dizer que realizei um sonho. Mas a peregrinação continua. No próximo mês de maio, vou percorrer o Caminho Português. ¡Buen camino!

Perfil

Odontólogo em Francisco Beltrão, no Paraná.

Países que visitei: Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha, República Tcheca.

Países que pretendo visitar: Cuba, Itália, região vinícola da Europa (Portugal, Espanha, Itália e França), Tailândia e fazer o circuito W das Torres del Paine, no Chile.

Em 32 dias, percorremos os 834 quilômetros do caminho francês que leva a Santiago de Compostela. É emocionante chegar nesta etapa, que marca os cem quilômetros que faltam para o destino. O caminho é uma experiência única, pessoal e intransferível!

Nubia Friedrich e Luiz Fernando Lima

De Porto Alegre, em outubro 2015

Após toda a ansiedade e a expectativa, sobre a ponte medieval do Rio Nive, em Saint-Jean-Pied-de-Port, partimos no dia 5 de maio para percorrer os 800 quilômetros do caminho francês. Foi muita emoção desde a saída até a chegada, paisagens magníficas, ótimos albergues, dificuldades enfrentadas, vencidas e esquecidas. Todos podem concretizar esse sonho, e asseguro que ele nunca mais sairá das suas lembranças.

Luiz Bernardo Ciceri (E), com Laércio Augusto Ody

De Portão, em maio de 2017

Leveza na alma. Esse foi o sentimento que tive após concluir 32 dias de caminhada. A peregrinação se iniciou em Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, e terminou em Finisterre, na Espanha. Foram, aproximadamente, 950 quilômetros percorridos a pé, de forma silenciosa e de busca interior. A cada quilômetro, fui fazendo descobertas. As amizades, a cultura, a mística do caminho, a fé e a solidariedade das pessoas, o sentimento de igualdade e, acima de tudo, a linguagem do amor, foram as vivências mais marcantes.

Eliege Rigon

De Três de Maio, em setembro de 2015

EDUARDO SCIREA