terça-feira, 30 de janeiro de 2018


30 DE JANEIRO DE 2018
LUÍS AUGUSTO FISCHER

DO FACEBOOK PARA O LIVRO


Não tem jeito: livro, impressão em papel, com as letrinhas ali paradas, uma pilha de folhas coladas por um dos lados, capa, isso faz parte essencial ainda da nossa maneira de estar no mundo. Tanto que textos nascidos na internet, no Facebook ou similares, portanto textos com tamanho variado e tom particular (informal, mas mais que meramente escrito à vontade: um informal de quem sabe que vai ser lido por amigos mais ou menos imediatamente) - também eles estão convergindo para o livro.

Dois casos sensacionais recentes. Um é A Cobra da Laranjeira - Crônicas Muito Azedas, de Ana Marson (editora Consultor Editorial). Conheço a autora há tempos e sei que ela é debochada como as melhores pessoas são. Isso quer dizer: debocha com senso de oportunidade e tino, sem tripudiar dos já derrotados pela vida e pelos poderes superiores. (Boa maneira de distinguir deboche do bem e o do mal, nestes tempos sombrios, não é?)

Ocorre que a Ana foi morar em São Paulo, por motivos profissionais, e o que ela viu na cidade só uma criatura com senso agudo da diferença veria - e saberia dizer de modo tão justo, no alvo, em palavras precisas e ritmo certo. Dá vontade de reproduzir aqui umas quantas, só para o prezado leitor curtir o humor da Ana - humor bom e humor mau, mas sempre humor. Ela falando dos sons, dos costumes, das estranhezas da ex-Terra da Garoa, em textos que vão das oito linhas às três páginas, é um negócio. (No fim ainda tem umas crônicas dela já morando em Florianópolis, outra fase da vida, mesmo humor.)

E humor autocrítico também, o que sempre recomenda. A Ana, que tem origem em Cotiporã, volta e meia confronta a experiência da megalópole com o mundo interiorano, rindo de si mesma, rindo do ridículo da vida, enfim, fazendo um bem enorme ao leitor. Não perca. Encomende ao seu livreiro predileto, meu caro leitor.

Ah, sim: tem outro, que eu não vou ter espaço pra comentar, mas é de chorar de rir e de pensar: Rio em Shamas, do Anderson França, vulgo Dinho (editora Objetiva). Quem me deu o toque foi a Katia Suman. E a gente lê de vez em quando no Sarau Elétrico.

LUÍS AUGUSTO FISCHER