quarta-feira, 31 de janeiro de 2018


31 DE JANEIRO DE 2018
ARTIGOS


SOLUÇÕES INOVADORAS

Aideia de que a crise é insolúvel, alardeada pelo governo, cria na sociedade o sentimento de que devemos aceitar tudo o que está sendo feito, como se fosse o único caminho. Aumentar impostos, vender empresas públicas e usar depósitos judiciais já foram testados por vários governos e não deram certo. São soluções conservadoras que ampliaram a crise.

Nós, do PDT, somos totalmente favoráveis à renegociação da dívida, porém contrários à proposta do atual governo. Se aprovada, ela nos traria um alívio nos próximos três anos, mas comprometeria o futuro. Nos últimos meses, não pagamos a dívida e, mesmo assim, a situação não melhorou. Esta iniciativa repete outras renegociações que foram pensadas para resolver a situação de governos e não do Estado.

Esse plano de recuperação fiscal tem pontos claramente negativos. O Rio Grande será governado por uma junta comandada pelo Tesouro Nacional e o próximo governador será um fantoche. Será mantido o aumento de ICMS até 2023 e isto está tirando a competitividade do Rio Grande do Sul e asfixiando nossa economia. Essa proposta canaliza todos os dividendos que serão gerados pelo Banrisul para o pagamento da dívida. Defendemos que empresa pública tem que dar lucro e a lucratividade deve ser investida em um fundo para a educação, e não em privilégios.

Somos contrários, também, porque entendemos que o futuro governador, independentemente de quem seja, terá muito mais força e legitimidade para conquistar uma renegociação positiva para o Estado e que não inviabilize nosso futuro. No mundo complexo de hoje, não podemos nos limitar a soluções simplistas.

Não somos um partido do quanto pior, melhor. Nos últimos 24 anos, ajudamos governos diferentes, sempre com o objetivo de recuperar o Rio Grande. Portanto, somos os únicos que têm trânsito com todas as forças políticas e podemos unir o Estado.

A crise gaúcha tem solução. Mas ela não virá das receitas tradicionais de sempre, e sim de atitudes inovadoras.

Ex-prefeito de Canoas, pré-candidato ao governo do RS (PDT) jairojorge.pdt@gmail.com
JAIRO JORGE