terça-feira, 30 de janeiro de 2018


30 DE JANEIRO DE 2018
ARTIGO

HÁ MUITA BELEZA POR AÍ



Com suas cornucópias a cuspirem água, quatro nereidas montadas em cavalos-marinhos anunciam o chafariz, todo em ferro fundido. O Chafariz das Nereidas, como dizem os pelotenses, é um cartão de visitas da cidade.

Como nos mitos de Netuno, ninfas ladeiam carrancas de leões. Das ânforas e bocas felinas vertem jatos de água. Máscaras humanas lançam esguichos de suas gargantas.

Mais acima, meninos atlantes sustentam quatro estátuas fêmeas: ciência, música, arte e indústria. E no topo, em pé, nua e bela, Deméter, filha de Nereu e Dóris, deusa grega da agricultura.

Há um chafariz igual ao pé da montanha que leva ao castelo medieval onde nasceu o rei James I, em Edimburgo, na Escócia. Ambos foram produzidos nas Fundições Durenne, na França, em fins do século 19.

No entorno da Praça Coronel Pedro Osório, onde está o chafariz, vislumbram-se elegantes casarões da época em que Pelotas floresceu com as charqueadas. Veem-se o Theatro Sete de Abril, o mais antigo do Rio Grande do Sul, o Grande Hotel, o Theatro Guarany, a Bibliotheca Pública Pelotense e o Mercado Público. E, de lambuja, Simões Lopes Neto, pernas cruzadas, num banco da praça.

Em meio a tantas notícias ruins, ir à Princesa do Sul foi para mim um presente. Como todas as cidades, Pelotas tem seus problemas, mas luta corajosamente para resolvê-los. E o faz promovendo a cultura. Lá acontecia um festival internacional de música erudita da maior qualidade.

Eu, que andava triste com o país, senti-me como o jovem do conto de Gogol, prestes a se suicidar, que cai no sono com o revólver engatilhado nas mãos. E mergulha num sonho surpreendente, em que existe, sim, um mundo justo e feliz. Ao despertar, ele já não é a mesma pessoa. Sai a caminhar, alegre, pelas ruas, em busca do que de bom a vida lhe pode dar.

Pelotas lembrou-me que a cultura é indestrutível. Mesmo que a maldade varresse-nos, todos, da Terra, restaria sempre um indício de beleza atribuível à presença humana. Numa pintura rupestre, numa partitura musical ou num velho chafariz no centro de uma praça.

Médico e professor gilberto.ez@terra.com.br - GILBERTO SCHWARTSMANN