terça-feira, 30 de janeiro de 2018


30 DE JANEIRO DE 2018
OPINIÃO DA RBS

CHANCE DESPERDIÇADA


Convocados para sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, os deputados gaúchos perderam a primeira oportunidade de ajudar o Rio Grande do Sul a encontrar uma saída para o colapso das contas públicas. Por uma falha da bancada do governo e uma manobra da oposição, a sessão foi encerrada por falta de quórum em um breve momento em que parlamentares estavam na Casa Legislativa, mas não em Plenário.

Conhecida a gravidade da crise no Estado, com atraso no pagamento dos salários do funcionalismo e de fornecedores, é lamentável que se desperdice um dia de trabalho legislativo, que deveria ser dedicado ao debate sério e profundo de projetos. Espera-se que a Assembleia pense acima de interesses setoriais, com os olhos voltados para a maioria da população e para o futuro, e aprove os projetos que, se não são o ideal, pelo menos evitam o agravamento de uma situação já dramática.

O principal prejudicado com o atraso na apreciação do pacote de recuperação fiscal é o próprio Estado, que, sem alternativas, segue condenado a uma situação de penúria, sem condições de oferecer serviços públicos de qualidade.

Neste quadro, é espantoso que deputados da oposição, amparados por sindicalistas, persistam em defender um modelo público cujo resultado prático é o pagamento de servidores com atraso e a não retribuição, em serviços e investimentos, dos impostos cobrados de todos os gaúchos.

A pressão das galerias, formadas basicamente por líderes sindicais do funcionalismo, mais preocupadas em defender interesses de determinadas categorias do que em ouvir pronunciamentos com a seriedade que o momento exige, não pode determinar o futuro do Rio Grande do Sul. O Estado não pode seguir refém de uma visão atrasada, que defende que a estrutura do setor público deva permanecer engessada, congelada em um tempo que não existe mais.