segunda-feira, 29 de janeiro de 2018


29 DE JANEIRO DE 2018
DAVID COIMBRA

Chega de outrossim, destarte e entrementes


Coisa linda quando alguém fala destarte. Não é para qualquer um. Os ministros do Supremo de vez em quando metem um destarte no discurso. Aí, não ouço mais nada. Só murmuro:

- Destarte... Que bonito...

Esses ministros são demais. Tem outras palavras bacanas que eles usam. Outrossim. Confesso que meu sonho era, um dia, falar ou escrever outrossim. Não faço porque tenho vergonha. Não cairia bem. Diria faceiro meu outrossim e viria algum crítico, cheio de razão:

- Tá pensando que é ministro do Supremo?

Um ministro do Supremo pode engastar um outrossim, um destarte, até um entrementes numa frase, porque é do ofício dele. Ele precisa falar desse jeito para amaciar o ouvinte e dar corpo ao discurso. Um destarte é como uma catedral: tem a função de ser imponente. A catedral é a casa de Deus; o destarte é a palavra da Lei.

É assim que eles vão acomodando, ajeitando e acochambrando, que ministro do Supremo acomoda, ajeita e acochambra. Repare na diferença, por exemplo, dos três desembargadores que julgaram Lula em segunda instância - não, não vou falar mais de Lula. É uma chatice e, além disso, chega de propaganda.

Dos desembargadores, sim, falarei. Profissionais técnicos, precisos, diretos. Queriam provas? Eles passaram o dia inteiro tapando o Brasil de provas, cruzamentos de depoimentos, e-mails, fotos, contratos, declarações de renda, ficou tudo mais do que claro. O que não faz nenhuma diferença para os crentes em Lula, óbvio, mas isso também não importa. O que importa é que esses desembargadores, esses juízes, esses policiais, esses promotores, esses funcionários públicos de carreira representam o anseio da nova sociedade brasileira.

E eles não poderiam ter surgido em Brasília, é evidente que não, embora haja muitos deles na cidade de Lúcio Costa e Renato Russo. Mas essa mudança não poderia começar por Brasília porque lá, como já disse um dos ministros do Supremo, Gilmar Mendes, eles se encontram, partilham jantares, bebem da mesma garrafa de tinto chileno. Um ministro diria que vivem quase que em contubérnio.

A mudança também não poderia vir do Rio, que está apodrecido pela corrupção.

Nem do Rio Grande do Sul, o Estado mais embolorado ideologicamente do país. Do Rio Grande, Lavoisier diria que nada se cria e nada se transforma, mas muito se perde.

A mudança tampouco poderia vir de São Paulo, porque lá se espojam muitos dos atingidos pela nova onda, como alguns dos bilionários que passaram a usar o boi na cadeia.

A mudança tinha de vir de um lugar como Curitiba, cidade que sempre esteve fora do foco do poder e com desenvolvimento cultural sólido o suficiente para formar uma geração de servidores públicos honestos, dedicados e capazes.

Mas é claro que esses servidores não estão apenas em Curitiba. Eles se espalham por todo o Brasil, que não suporta mais essa elite política. Não suporta mais como ela age e pensa.

Neste fim de semana, a tragédia da Boate Kiss completou cinco anos. Duzentos e quarenta e dois jovens morreram no incêndio. Eu disse: 242. Até agora, ninguém foi responsabilizado. A Boate Kiss é o Brasil antigo, o Brasil dos legisladores que pregam a desobediência à lei, o Brasil dos líderes políticos que querem uma Justiça especial para eles, o Brasil em que dinheiro, poder ou popularidade tornam alguém inimputável. O Brasil que acomoda, ajeita e acochambra. O Brasil do destarte, do outrossim e do entrementes. Pensando bem, jamais escreverei outrossim.

DAVID COIMBRA