sábado, 7 de julho de 2018


07 DE JULHO DE 2018
THAMIRES TANCREDI

Já se sentiu bonita hoje?


Você já parou para pensar como seria sua vida se você não tivesse nenhum problema de autoestima? Assim, nada mesmo: achasse que está maravilhosa com qualquer roupa, não encanasse com aquela marquinha de espinha jamais e nunca, jamais, tivesse um bad hair day? Pois é exatamente essa a reflexão que o filme Sexy por Acidente propõe. Estrelado pela incrível comediante e atriz Amy Schumer, o longa apresenta uma mulher que poderia ser qualquer uma de nós. Renée Bennett passa horas em frente ao espelho, examinando cada parte do próprio corpo e sempre de cara feia. Revira o YouTube em busca de tutoriais de cabelo que não têm a ver com ela. 

Não é gorda nem magra, mas não está satisfeita com o peso e se mata na academia com o único propósito de conquistar o abdômen durinho das colegas. Faz o que a gente, mesmo inconscientemente, repete todo dia: se compara com outras mulheres. E sempre com uma lente de aumento, que escancara os próprios defeitos e coloca em um pedestal características inatingíveis que considera perfeitas nos outros.

Tudo vai mais ou menos até que, em mais um belo dia na academia, Renée sofre um acidente na aula de spinning e bate a cabeça. Ali, sua vida muda. Depois da pancada, ela começa a se achar bonita de verdade. Aqui, uma escorregada do roteiro: a personagem passa a ver beleza em si mesma porque pensa que sua barriga agora é de tanquinho e que a bunda é perfeita. Não é uma desconstrução de pensamento, e sim um feitiço dos mais bobinhos, à la Quero Ser Grande. Mas vale perceber como o comportamento da guria muda depois que ganha confiança com a própria imagem. 

Finalmente, ela conquista coragem para se candidatar a uma vaga de recepcionista em uma empresa de cosméticos, função sempre desempenhada por modeletes. Na fila da lavanderia, paquera um cara, sem vergonha alguma - e dá seu telefone para o boy sem pensar duas vezes. Para de andar olhando para baixo, com medo de ser notada, sabe? Todos os aspectos da vida dela ganham um novo gás, impulsionados simplesmente por fazer as pazes com a própria imagem - que, no caso dela, faziam com que ela não enxergasse a mulher inteligente, divertida e, sim, bonita, que é.

Sexy por Acidente é um misto de autoajuda com comédia que passa longe de ter sacadas inéditas e geniais - e dá umas resvaladas feministas, não custa dizer -, mas vale pela mensagem. Ajuda a perceber o quanto confiar em nós mesmas pode ser uma injeção de força para que a gente tenha coragem de desenvolver todo o nosso potencial. 

E lembra o quanto podemos ser nossa pior inimiga também. Pode soar piegas e até óbvio, mas foi bem bacana ouvir de novo o quanto é importante que sejamos generosas com nós mesmas, sabe? E não só se tratando de aparência: embora a reviravolta de Renée tenha a ver com beleza física, ela entende que confiança vai bem além do espelho. Dica bacana para assistir no fíndi!

THAMIRES TANCREDI