terça-feira, 24 de julho de 2018


23 DE JULHO DE 2018
L. F. VERISSIMO

Cultura


De D, Diretor de Programação, para B, Supervisor de Projetos Especiais:

"Querido. Acabei de me reunir com Nossos Senhores e a opinião deles é que nossa programação precisa de um banho de cultura, para as classes A e B. Sugeriram adaptações literárias e nos deram uma semana para produzir uma sinopse, sob pena de irmos os dois para a rua. D. Eu sabia que você iria cair da cadeira. Um beijo na testa. D".

De B para D:

"Louvados sejam Deus e a direção. Tenho uma adaptação de Guerra e Paz de 150 capítulos quase pronta. Quando podemos conversar? B".

"Minha flor, vamos com calma. A ideia da direção é fazer séries curtas. Temos que ver se dá para reduzir os 150 capítulos de Guerra e Paz para seis. Tolstói tinha personagens demais. Uns 30 ou 40 personagens não fariam falta. D."

"Guerra e Paz em seis capítulos seria Escaramuça e Trégua. Mas posso dar um jeito. Quem você sugere para o papel de Napoleão? Pensei no Tony Ramos, se a Globo o largar. B."

"Querido, acabo de me reunir de novo com os homens. Hasteei sua ideia de Guerra e Paz no mastro e ninguém bateu continência. Atirei na parede e não colou. Acharam que a série teria russos demais, o que é sempre um problema. E seria difícil gravar a retirada de Napoleão na neve em São Gonçalo. Vamos nos encontrar para almoço e recriminações. D."

"D: conforme você me pediu no almoço, aqui vão algumas sugestões para a nossa série cultural. Você notará que não incluí nenhum russo, embora Anna Karenina e os irmãos Karamázov dificilmente poderiam ser acusados de trabalhar para a KGB. Madame Bovary, A Montanha Mágica, A Divina Comédia, de Dante, Dom Quixote, El Cid... Jogue todos eles na piscina e veja quem a Direção mergulha para salvar. Fico na torcida. Preciso trocar meu BMW. B."

"Queridão. A Direção ouviu as sugestões em absoluto silêncio. Dava para ouvir o carpete desbotando. Entrei em depressão, logo agora que meu analista está fazendo sonoterapia. Saí de lá com ordens para ter outra ideia hoje! D."

"D, o que você acha de Shakespeare? B."

"Vou propor Shakespeare, mas duvido que eles aceitem. Adeus, abono de Natal..."

"B! Grande surpresa! Era Shakespeare que eles queriam o tempo todo, só não se lembravam do nome! Estamos salvos! D."

L. F. VERISSIMO