terça-feira, 26 de março de 2013



26 de março de 2013 | N° 17383
LUÍS AUGUSTO FISCHER

Perseverar em ser

Em começos de 1957, na revista La Biblioteca, de Buenos Aires, Jorge Luis Borges publicou pela primeira um texto que faria um sucesso mundial nos anos seguintes: Borges e Eu, se chamava. Em livro, saiu em 1960, no clássico El Hacedor, quer dizer, “O fazedor”, que parece um título trivial mas que Borges sabia pertencer ao subterrâneo da arte desde os gregos: “poeta”, em grego, quer dizer exatamente “o fazedor”, “aquele que faz”.

Aquele Borges que fez obra capaz de assustar o mundo todo escreveu, nesse conto com cara de depoimento e ar de poema, um relato de como um sujeito chamado Borges era diferente de outro sujeito chamado Borges, sendo os dois a mesma pessoa.

A horas tantas, lemos a seguinte passagem: “Espinosa entendeu que todas as coisas querem perseverar em seu ser; a pedra eternamente quer ser pedra e o tigre, um tigre”. Depois dela, o narrador do texto continua lamentando ser quem é e precisar conviver com o outro, o vaidoso Borges.

Em 1967, a 27 de dezembro, no auge de sua carreira como acontecera a Borges em 1957, Nelson Rodrigues estampa uma crônica excelente, como não raro ocorreu entre esse ano e 1969 ou 1970. Em livro, ela apareceu no ano seguinte, sob o título clássico de O Óbvio Ululante.

Não tenho qualquer base documental para afirmar, mas afirmo que ao escrever o texto Nelson não conhecia o texto de Borges acima citado, o que não o impediu de estabelecer a seguinte tese: “O ser humano é o único que se falsifica. Um tigre há de ser tigre eternamente”. E estende a afirmação a leão, sapo e marreco, que perseveram em seu ser, sem erro.

Um cético elegante, portenho de fino humor, brincando com a ambivalência, sob o signo do duplo, tão caro a tantos outros escritores; outro um pernambucano-carioca desabrido, afiado na ironia, sempre à procura de um absoluto que existia no amor, no clássico de futebol, na dor. E os dois contrastando as dualidades ao tigre, que desde muito tempo se associa a Dionísio, ou Baco. Bá.

Falando em ser e ajudar a ser: a Associação De Peito Aberto (www.depeitoaberto.org) está promovendo uma exposição de arte solidária, para arrecadar fundos para as crianças que atende, vítimas de doenças respiratórias severas. Vale conhecer as fotos de Fernando Kluwe Dias e as pinturas de Cecília Machado Bueno, no Espaço Leve :
Veridiano Farias, 122, Petrópolis.