sábado, 30 de março de 2013



31 de março de 2013 | N° 17388
PAULO SANT’ANA

Jogo de cena

Quer dizer então que, depois que o governo federal desonerou de impostos os artigos da cesta básica, ela aumentou de preço?

Pois aumentou. Como é que os supermercados vão explicar isso? Pois fica claro que os supermercados estão pondo nos seus bolsos o desaparecimento de impostos sobre a cesta básica, um fato vergonhoso, que tinha de ser apurado e punido pelas autoridades.

Prova de que isso está acontecendo é que a Agas, a própria associação que congrega os supermercadistas, publicou nota em que condena seus associados por essa trapaça.

Quer dizer, o sindicato condena seus membros e eles continuam a explorar os consumidores, parece até jogo de cena.

A irresponsabilidade de certos denunciantes é espantosa. Como a dos que denunciaram que o papa Francisco foi colaborador da ditadura argentina e até entregou para os esbirros totalitários dois padres jesuítas.

Pois eu estava vendo televisão esses dias e vi com meus olhos e ouvi com meus ouvidos o Adolfo Perez Esquivel, outro argentino, que por sinal recebeu o Nobel da Paz, dizer que é pura invenção e calúnia a acusação de que o Papa colaborou com a ditadura.

Disse mais, o que me deixou estupefato: o papa Francisco não era sequer bispo quando da ditadura.

Eu ouvi isso, dias atrás, do Prêmio Nobel.

Ora, se o papa Francisco não era ainda sequer bispo quando da ditadura, como iria entregar a ela dois jesuítas, com que autoridade?

Tudo mentira, tudo invenção, dizem que de um jornalista do periódico Página/12, de Buenos Aires.

Tudo desmentido, está completamente absolvido o nosso querido papa Chico.

Li em Zero Hora que a temperatura ambiente na boate Kiss, de Santa Maria, durante a tragédia, era de 100 graus centígrados.

Deus do céu. Calculo que o organismo humano não possa suportar essa temperatura durante dois minutos sem morrer.

Li também que o inquérito da Polícia Civil enviado à Justiça sobre a tragédia de Santa Maria contém mais de 10 mil páginas.

E que o relatório desse inquérito, as conclusões do delegado de polícia que o instruiu, ostenta 140 páginas.

Gostaria de ver publicado na íntegra esse relatório. Porque, quando fui inspetor e delegado de polícia, no que eu mais caprichava era nos relatórios, sínteses dos inquéritos.

Foi um trabalho estafante da Polícia Civil. Desejo que tenha sido também talentoso, objetivo embora minudente.

Vanderlei Luxemburgo, após o jogo contra o Pelotas, declarou que não conhecia algumas das muitas virtudes que Barcos vem mostrando no Grêmio.

Quando implorei a Fábio Koff que comprasse o passe de Barcos, modéstia à parte, eu conhecia todas as suas virtudes.

Não sei por que motivo lembrei-me de uma astuciosa frase minha: “Todo isento é colorado”.