sábado, 30 de março de 2013



30 de março de 2013 | N° 17387
PAULO SANT’ANA

Os joanetes

Tenho uma amiga que está se preparando psicologicamente para ser submetida a duas cirurgias nos pés, para extirpação de imensos joanetes.

Nos próximos dias, ela será operada, mesmo sabendo que a recuperação encerra muita dor, tanto que me lembro de que uma ex-colega minha, a Avanete, que era secretária do Armindo Ranzolin, quando se recuperava da mesma cirurgia, vinha trabalhar arrastando os pés.

Pois bem, minha amiga vai com coragem para a cirurgia, tendo consciência de que vai fazê-lo por não suportar as dores que sente com o uso de calçados.

De lambujem, minha amiga terá também um grande lucro estético, pois ainda é vaidosa: ela pensa que, depois da cirurgia, seu marido a desejará muito mais do que a deseja agora. Pressinto que os joanetes da minha amiga colaboram decisivamente para a fadiga dos metais no casamento.

Não sei qual a causa do aparecimento de joanetes nos pés. Dizem popularmente que há causas não genéticas: que entre as mulheres, mais propensas aos joanetes do que os homens, a prática do balé é causadora.

Também os sapatos femininos de bico fino e salto alto são aliados do desenvolvimento dos joanetes, que consistem no aparecimento de um osso extra e de uma bolsa líquida nos pés.

Mas eu, leigo em anatomia e ortopedia, presumo que o joanete é oriundo de uma herança genética que pode vir a ser estimulada por fatores circunstanciais.

Nunca vi homem com joanete, assim como nunca vi negros usando guarda-chuva de tecido preto, nunca vi enterro de anão, nunca vi português que tem armazém e se apaixona por mulata que não deixe o negócio nas mãos dos caixeiros, nunca vi filho de prostituta ser chamado de Júnior, nunca vi santo de óculos, nunca vi ex-corno nem ex-veado, nunca vi salário durar 30 dias, nunca vi japonesa vesga, nunca vi chester vivo e assim por diante.

Voltando à minha amiga que vai operar dois joanetes, hoje é evidente o esforço que ela faz para adquirir sapatos de couro ou plástico que ocultem de uma certa forma os joanetes. Por isso, tem uma tendência para usar tênis. O tênis serve ao conforto dos pés com joanetes e ao propósito estético. Mas não é usual uma mulher que use sempre e sempre os tênis.

Interessante é que o joanete só se instala no lado interno do pé, junto ao dedão. Nunca vi joanete no lado externo do pé, perto do mindinho por exemplo. O joanete tem uma fixação pelo dedão.

Como também nunca vi, desculpem a bobagem, joanete nas mãos, nem em pessoas que usam luvas.

Desejo felicidades à minha amiga que vai se operar. Ela transmite desde já no seu olhar um orgulho por sua coragem e pela possibilidade de ficar assim mais bela.