sexta-feira, 22 de março de 2013


Jaime Cimenti

O melhor romance de Anne Tyler

Lições de vida, décimo-primeiro romance da consagrada escritora norte-americana Anne Tyler, recebeu o prestigiado Prêmio Pulitzer, e a crítica especializada se derramou em elogios. O livro foi considerado terno, encantador, sincero, adorável, divertido, notável e foi classificado como o melhor da autora nascida em Minneapolis, Minnesota, em 1941. Anne tem vários títulos na lista de best-sellers do The New York Times.

Lições de vida foi construído a partir de um acontecimento rotineiro, uma viagem inesperada por causa do velório do marido de uma velha amiga de Maggie. O casal Maggie e Ira estava junto havia 28 anos e achava que nada de novo ou diferente poderia acontecer.

Aparentemente já tinham vivido tudo: alegrias, conquistas, vitórias, ciúmes, brigas, medo, dificuldades, inseguranças, filhos, desavenças familiares, perdas, rejeições, netos, desejos infiéis.... enfim, tudo o que um homem e uma mulher que passam décadas juntos compartilham. 

Maggie e Ira são muito diferentes, mas seres complementares e que se conhecem profundamente. Ela é intrometida, adorável, desajeitada, tagarela, maluca e otimista irrefreável, e traz consigo possibilidades de erro, emoções, impulsos, riscos e uma vontade enorme de consertar o casamento do filho.

Ele é contido, totalmente racional, controlado, certeiro e tem a mania irritante de assobiar músicas que traem seus pensamentos mais misteriosos. A viagem inesperada foi marcada por ela para às 8h. Ele é do tipo que não gosta de acordar cedo. Maggie e Ira sentem que seus filhos são estranhos, que a cultura das novas gerações está indo por água abaixo e que, de alguma forma, se enganaram com essa sociedade cujos valores não reconhecem mais.

A viagem imprevista e as curvas sinuosas do caminho que vai de Baltimore para a Pensilvânia vão proporcionar ao casal meio entediado que redescubra a mágica da rodovia chamada vida e a alegria de ter alguém a seu lado com quem possa dividir o caminho, as colisões e todo o resto. O carro virou uma espécie de divã motorizado e mostra como as pessoas podem se apaixonar - de novo - pelas mesmas pessoas.

Os leitores vão apreciar o humor e o poder de observação da autora, já mostrados em outras obras de sucesso de público e de crítica. O Pulitzer, um dos prêmios mais importantes dos Estados Unidos, foi merecido. Novo Conceito, 368 páginas, tradução de Denise Tavares Gonçalves, www.editoranovoconceito.com.br.