sexta-feira, 29 de março de 2013



Páscoa, Papa Francisco e o carisma de todos nós

Páscoa é momento de pensar em renascimento, em Jesus Cristo e em carisma, palavra que tem origem cristã e que depois passou a ser usada por todos. O Papa Francisco está encantando o mundo com sua simplicidade, seu sorriso e seu carisma. É legítimo esperar muito dele e do seu carisma, especialmente nós, latino-americanos, habitantes do fim do mundo, como ele mesmo disse, brincando, depois de ser escolhido Papa.

É bom que a gente o abençoe e passe carisma também como ele pediu. Semana passada, a revista Voto, dirigida pela jornalista Karim Miskulin que trata de política, cultura e negócios e tem como editora a Rosane Frigeri, promoveu um encontro com Germano Rigotto e Sérgio Zambiasi para falar sobre carisma.

Durante mais de duas horas, Rigotto, Zambiasi e os convidados conversaram, animada e profundamente, sobre o tema. Antigamente, carisma era considerado dom divino e graça concedida pelo Espírito Santo, depois passou a ser o conjunto de qualidades inerentes a um certo  tipo de líder e, finalmente, carisma hoje é aquela luz na testa, aquele brilho nos olhos e outros sinais que fazem qualquer pessoa se destacar e iluminar o ambiente.

São Francisco de Assis, considerado o homem do segundo milênio pela revista Time, Napoleão Bonaparte e Madre Teresa de Calcutá são considerados carismáticos do bem, enquanto que Hitler, por exemplo, seria carismático do mal. O fundamental é o uso do carisma para coisas boas, seja em casa, na política, no trabalho, onde for.

Mais importante é se dar conta de que todos nós temos a capacidade de, ao menos por alguns momentos e em alguns lugares, de sermos carismáticos. Carisma tem de ser democrático, universal e todo mundo deve ter direito a alguns minutos dele. Só os tais quinze minutos atuais de fama para cada um não bastam. Sempre é bom lembrar o que disse Madre Teresa: se te aproximas de alguém, é melhor sair do encontro melhor do que quando chegaste.

É isso. Bom aproveitar a Semana Santa para fazer reviver coisas, pessoas, ações, emoções e pensamentos. Bom pensar que todas as pessoas e formas de vida merecem respeito e carregam algum carisma, ainda que escondido, aguardando o momento para se revelar. O carisma do Papa Francisco vai ajudar o mundo, mas temos que fazer a nossa parte. Não pergunte o que o carisma pode fazer por ti, pergunte o que tu podes fazer por ele. Por aí. Feliz Páscoa!
Jaime Cimenti