domingo, 24 de março de 2013


CARLOS HEITOR CONY

O DNA das fumaças

RIO DE JANEIRO - Tudo é diferente. Em menos de dois meses, um papa sucede a outro. No Vaticano, o regime monárquico, sem qualquer transparência, ou melhor, com a única transparência de uma velha chaminé.

A campanha eleitoral ali é silenciosa, velhos cardeais de várias partes do mundo, sem consulta às bases, quase estranhos entre si, descolam um deles, totalmente desconhecido -e a coisa continua, para melhor ou para pior, certamente para o mesmo.

No Brasil, dois anos antes da eleição de um novo presidente, com centenas de chaminés eletrônicas dentro e fora da mídia, já temos candidatos a candidatos, embora exista na praça um deles (Lula) que pode ser considerado emérito.

Liberdade total para nós. Dois pretendentes podiam ser netos dos cardeais de Roma. Por sinal, um deles é neto de Tancredo, um ex. O outro é neto de Arraes, não chega a ser um ex, mas tem força eleitoral.

Isso tudo sem falar em Dilma, cuja popularidade vai bem, mas terá de enfrentar uma campanha eclética, mas não ecumênica, de todos mais ou menos contra todos e, no meio desses todos, até mesmo um fato novo na pessoa de um surpreendente ministro do STF que está na manga dos eleitores e pode bagunçar (ou melhorar) a sucessão.

Os entendidos, como aconteceu em Roma, darão palpites, farão previsões baseadas em institutos de pesquisa. Consta que o Espírito Santo ilumina os cardeais, mas o nosso Espírito Santo local, em colaboração com São Paulo e São Sebastião do Rio de Janeiro, pode até atrapalhar, mesmo sem água-benta, mas com o petróleo do pré-sal.

É possível que outro santo, o Francisco, que está na moda, consiga, afinal, o milagre da sua transposição. Falta muito para a chaminé se manifestar. Mas pode dar azar e a fumaça sair cinza.