quinta-feira, 7 de abril de 2016


07 de abril de 2016 | N° 18493
ARTIGOS - ALFREDO FLORO CANTALICE NETO*

A EDUCAÇÃO É O CAMINHO


No Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, temos mais que refletir do que comemorar. Embora a medicina preventiva tenha como propósito prevenir doenças, no modelo atual de saúde, esperamos a doença aparecer para implementar um “tratamento”. No Brasil, a medicina preventiva está sendo preterida por uma medicina curativa, que nem sempre alcança seus objetivos para um grande número da população, acarretando gastos elevados, o que explica o Brasil ser o nono maior consumidor de medicamentos do mundo.

A saúde não tem preço, mas tem custos. Só em 2014, as despesas totais do Brasil com saúde foram de quase R$ 450 bilhões, ou 9,2% do PIB. As doenças crônicas de maior impacto mundial (doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doenças respiratórias) têm quatro fatores de risco em comum: tabagismo, sedentarismo, alimentação não saudável e consumo nocivo de álcool. 

Em termos de mortes atribuí- veis, os grandes responsáveis são: pressão arterial elevada (13% das mortes no mundo), tabagismo (9%), altos níveis de glicose sanguínea (6%), inatividade física (6%), sobrepeso e obesidade (5%). Esses são dados da Organização Mundial da Saúde. E o que esses fatores têm em comum? Em algum momento, todos poderiam ter sido evitados.

Em estudo divulgado pela revista British Medical Journal, foi constatado que 37 milhões de mortes prematuras em todo o mundo poderiam ser evitadas até 2025, caso a população adotasse um estilo de vida mais saudável, sem tabagismo e excesso de álcool, praticando exercícios e tendo uma alimentação regulada (sem o uso abusivo de sal e açúcar, por exemplo). 

Segundo dados da OMS, vale a pena investir em prevenção, não somente pelo bem-estar e vidas salvas, mas pela economia às sociedades. Essa orientação já se inicia na infância, sob o programa “Prevenção de Doenças do Adulto, através de uma Dieta Saudável para a Criança” para prevenir uma série de doenças, como diabetes, infarto, hipertensão arterial e câncer de intestino, além de evitar o aumento do colesterol e constipação intestinal.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul está desenvolvendo o projeto “Saúde Preventiva: Pratique essa Ideia”, calcado na educação e na prevenção, com o objetivo de promover o conhecimento e levá-lo à sociedade gaúcha.

Com isso, A Amrigs, pela passagem dos seus 65 anos, lança a bandeira que considera mais importante na saúde: a educação. Compartilhar conhecimento, esse é o caminho.

*Presidente da Amrigs