terça-feira, 19 de abril de 2016



19 de abril de 2016 | N° 18503
EDITORIAIS

O LADO CERTO DA HISTÓRIA

No seu primeiro pronunciamento à nação depois da aprovação do pedido de impeachment contra ela na Câmara Federal, a presidente Dilma Rousseff fez uma afirmação que serve a todos os brasileiros: A democracia é sempre o lado certo da História. Pois é dentro da democracia, com absoluto respeito à Constituição e às instituições, que o país espera um desfecho digno para o doloroso momento que todos estamos vivendo.

Se a presidente está se sentindo injustiçada, como disse ontem, que faça a sua defesa dentro das regras políticas e jurídicas vigentes, sem apelar para o discurso perigoso do golpismo, que tende a colocar uns brasileiros contra os outros. 

Ela tem todo o direito de se julgar traída por seu vice-presidente e perseguida pelo presidente da Câmara, como acusou, mas não pode ignorar que o Congresso e o Judiciário estão operando estritamente dentro das regras constitucionais, com capacidade de corrigir eventuais desvios. Além disso, a sociedade brasileira conta com ampla liberdade de expressão e de informação para zelar pela preservação da democracia.

Deve saber a presidente que o povo brasileiro está tão indignado quanto ela, mas com a corrupção, com o desgoverno, com estagnação econômica, com a inflação e o desemprego. Até por isso, parcela expressiva da população vê como uma alternativa de mudança para o lado certo da História o que a presidente vê como um simples golpe para tomar-lhe o poder.