quinta-feira, 16 de junho de 2016


16 de junho de 2016 | N° 18557 
L.F. VERISSIMO

O vazio


A NRA, Associação Nacional do Rifle da América, repete sempre o mesmo refrão a cada novo massacre com armas que qualquer americano pode comprar até pelo correio, graças à força do seu lobby. Segundo a associação, armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas. A óbvia resposta a esse raciocínio cínico é que pessoas matam pessoas com armas que compram na loja da esquina, mas é inútil apelar para a razão contra uma organização que cresce a cada novo atentado, tem o apoio da maioria dos congressistas americanos e dinheiro sem limites para influenciar eleições. Até hoje, com milhares de mortes diretamente atribuídas à facilidade de se comprarem armas nos Estados Unidos, a NRA venceu todas as suas batalhas contra o bom senso.

Advogados da associação, na busca de um argumento menos cínico em defesa da insensatez, lembram que o direito de possuir e carregar armas está na 2ª Emenda da Constituição americana. Mas na época em que a emenda foi redigida não existia nem rifle de repetição. Os tais Pais Fundadores estavam inaugurando uma nação ainda semisselvagem, sua permissão era menos para o direito individual de cada um defender sua vida e sua propriedade e mais para o direito da população de organizar-se em milícias, como forças auxiliares do Estado. 

Os Fundadores foram maus profetas. Assim como não previram malucos matando 50 de uma vez com armas compradas na esquina, tiveram pouco a dizer sobre o status e os direitos dos escravos na nova nação, salvo considerações genéricas sobre liberdade para todo mundo. Todos eles eram escravocratas.

Se o acesso fácil a armas não vem de uma devoção reverencial às liberdades asseguradas pela 2ª Emenda, ou de alguma coisa na água, resta especular sobre a origem desse gosto americano por entrar atirando. Não é coisa só de americanos, mas é principalmente de americanos. Por quê? Há teorias pouco convincentes sobre resquícios da violenta conquista do Wild West, o Oeste doido, no sangue americano. 

Combinada esta ânsia atávica com a facilidade de comprar um AK de último tipo e está feito outro massacre. Ou talvez seria uma coisa apenas sensorial, o prazer de aninhar um rifle novo no peito, a satisfação estética com o próprio desenho do rifle ou da pistola, finalmente o vazio, antes de começar a atirar.