segunda-feira, 20 de junho de 2016



20 de junho de 2016 | N° 18560
EDITORIAIS

EXPECTATIVA NAS ESCOLAS

É positivo que, depois de uma semana tensa na área educacional, como foi a anterior, a atual comece sob a expectativa de normalização das aulas nas escolas estaduais. Na última sexta-feira, líderes do magistério comemoraram o avanço nas negociações com o governo gaúcho, depois da desocupação do Centro Administrativo do Estado. 

Hoje, as propostas serão examinadas pelo comando de greve do Cpers e, posteriormente, uma assembleia deve avaliar o fim da paralisação. É importante, agora, que o diálogo se mantenha em torno de questões pendentes, a maioria com implicações financeiras, e que as aulas perdidas nesse período de mais de um mês sejam adequadamente recuperadas.

Combinada com a ocupação de uma série de escolas importantes no Estado por alunos, a mobilização por melhorias no ensino foi uma das mais desafiadoras entre as já realizadas até agora. Sem lideranças claras e sem reconhecer a legitimidade de instituições que os representavam historicamente, os estudantes criaram uma situação nova. Ainda assim, e apesar das tensões e excessos gerados pelas ocupações, é promissor que o diálogo tenha levado a avanços.

Agora, o importante é que, nas condições possíveis, levando em conta particularmente as dificuldades financeiras do governo gaúcho, professores, alunos e representantes do setor público se unam em torno de uma agenda possível. E, ao mesmo tempo, que se empenhem numa retomada eficaz das atividades, evitando que os alunos sejam ainda mais prejudicados.