sexta-feira, 17 de junho de 2016


17 de junho de 2016 | N° 18558 
NÍLSON SOUZA

PALAVRAS MÁGICAS


Tenho uma boa notícia para compartilhar com vocês, leitoras e leitores queridos: o espanhol e o português são as línguas mais otimistas entre os 10 idiomas mais falados no mundo. Os pesquisadores norte-americanos e australianos que fizeram essa descoberta analisaram 100 mil palavras para testar o chamado Princípio de Poliana, segundo o qual nosso subconsciente tem a tendência de valorizar mais as coisas boas. 

Pois a pesquisa comprovou também que o uso de uma linguagem positiva proporciona maior longevidade ao usuário e o atingimento de metas que, em outras circunstâncias, não seriam alcançadas. E a última flor do Lácio, vejam só, se presta maravilhosamente a isso.

O estudo começou no convento das Irmãs de Notre Dame, em Minnesota, com o objetivo de identificar as causas do mal de Alzheimer. Mas os pesquisadores descobriram, a partir do texto autobiográfico de 180 religiosas, que aquelas que expressaram emoções positivas viveram, em média, sete anos mais do que suas companheiras que utilizavam linguagem neutra ou indiferente. 

Cientistas espanhóis aproveitaram o trabalho para demonstrar que palavras edificantes ativam positivamente o cérebro, assegurando ao usuário maior chance de sucesso. Na prática, palavras como “feliz”, “orgulho” e “risada” prolongam a vida, enquanto termos como “medo” e “vergonha” encurtam a existência e dificultam o sucesso pessoal.

Parece crendice, mas é científico. Todos já ouvimos dizer que pessoas queixosas e mal-humoradas atraem desgraças – e, muitas vezes, tornam-se contagiosas. Agora a ciência diz que adotar a linguagem do otimismo condiciona nosso cérebro a solucionar dilemas e nosso corpo a manter a saúde. Traduzindo: os felizes e bem-humorados tendem a atrair felicidade e bom humor.

Mas os cientistas advertem: cada pessoa deve descobrir – e utilizar com frequência – as suas próprias palavras mágicas.

Enquanto preparo o meu vocabulário, já vou adiantando aos queridíssimos leitores e leitoras algumas expressões que considero universais: obrigado pela leitura, bom final de semana, divirtam-se, amem-se, curtam seus familiares e sejam felizes.

Paz e bem.