sábado, 11 de maio de 2019


11 DE MAIO DE 2019
DUAS VISÕES

O AMOR QUE SUPERA TUDO

A experiência da maternidade sem um parceiro do lado é, sem dúvida nenhuma, diferente, e algumas coisas só podem entender as mulheres (e homens) que passaram por isso.

Você é mãe e pai ao mesmo tempo. Pode ser legal em alguns momentos, mas em muitas ocasiões é simplesmente exaustivo. Não preciso negociar nada com ninguém, as decisões são somente minhas. Claro que não é fácil, mas isso me proporciona uma autonomia única. A mãe solteira não tem que conversar nem discutir sobre o que considera melhor para o seu filho: religião, escola etc. O que eu quero para a minha filha eu faço.

A relação com a minha filha é de um companheirismo único, eu sei que sou "a" pessoa que ela pode ter do lado. Sou eu na linha de frente para todas as coisas, seja lá o que aconteça. Eu espero de todo o coração que a história familiar não a machuque demais, mas no fundo sei que muito provavelmente em algum dia, em algum momento, vai doer.

Passar por um parto "sozinha" me trouxe uma força incomparável e difícil de explicar. Me senti tomada por uma energia e uma coragem que me fizeram acreditar que eu iria conseguir passar por qualquer coisa sozinha.

Minha família é minha base de sustentação, meus maiores apoiadores. Minha mãe foi a pessoa que me acompanhou durante todo o pré-natal e me deu a mão quando eu mais precisei. Toda a ajuda e o carinho vindos da família são fundamentais para a minha filha. Às vezes, contudo, eu tenho que explicar para a minha família que a mãe da criança sou eu.

Ser mãe e pai é muito doído. Mesmo sabendo que você é capaz de fazer qualquer coisa por essa pessoinha que você tem do lado, você se pergunta constantemente se você está dando conta do recado e quanto tempo mais vai aguentar tudo isso sozinha. Sim, faltam coisas, nem tudo é perfeito, mas minha filha é a coisa mais importante da minha vida. E esse amor gigantesco me faz superar todos os dias.

Parabéns a todas as mães (e pais) que criam seus filhos sozinhas. Essa tarefa não é fácil para ninguém. Seus sentimentos, suas ações e suas vitórias irão acompanhá-la por toda a vida, e algum dia você vai verdadeiramente se dar conta do quanto você é forte.

ANA CAROLINA SCHWAB DANTAS Fisioterapeuta fisio.ana@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário